Veja a Tabela do IPI atualizada para 2022 e retire suas dúvidas

Saiba mais sobre a tabela IPI, que foi atualizada, e tire as suas principais dúvidas acerca dela.

A tabela do IPI atualizada poderá ser consultada por aqueles que possuem dúvidas frequentes acerca deste assunto, e poderão ser sanadas com esclarecimentos divulgados em cima da tabela. Sempre que houver a necessidade de realizar uma consulta para saber se haverá taxação ou não, você poderá conferir diretamente a tabela completa disponibilizada pelo Governo. 

O que é e como é cobrado o IPI?

Basicamente, IPI significa Imposto sobre Produtos Industrializados, o qual atua como um imposto federal cobrado por produtos de origem nacional ou importados de países internacionais pela fiscalização aduaneira. 

Publicidade

Publicidade

O que é e como é cobrado o IPI
Fonte/Reprodução: original

Neste caso, é cobrado o valor de alíquota que pode variar sempre conforme a tipagem do produto adquirido. A variação dá a possibilidade de que alguns produtos passem por uma alíquota de 0%, ou seja, eles simplesmente não serão taxados. Se sentir alguma dúvida acerca da alíquota que o produto que você comprou receberá, basta acessar a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Quais são os produtos em que incide o IPI?

Entre os demais produtos, são cobrados os alimentos, como trigo, aveia, milho, arroz, chás, frutas e castanhas brasileiras; no caso de roupas, os tecidos de lã, fios sintéticos como o poliéster, polipropileno, nylon, acrílico e aramidas, bem como tênis e outros sapatos; nas demais categorias, produtos inseridos em catálogos com suas principais nomenclaturas e códigos.

Torna-se possível verificar a tabela por intermédio do site do Governo Federal, e checar os principais produtos a receberem a alíquota. É importante conferir as principais informações e saber se haverá cobrança acerca dos produtos que você comprou tanto no Brasil quanto no exterior.

Publicidade

Publicidade

Com ajuda da tabela IPI, torna-se fácil verificar todos os produtos que podem ser taxados. Assim, você não ficará confuso no momento em que receber alguma cobrança com relação ao produto adquirido.

Tabela do IPI atualizada: Quando entra em vigor?

De acordo com decreto publicado de numeração 10.923/2021, a nova tabela entrará em vigor a partir do dia 1 de abril de 2022. Outra informação de extrema importância é que com, este novo decreto em vigor, o decreto de n° 8.950/2016, que se referia especificamente sobre a IPI de 2017, deixa de valer.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário