IPVA 2021 – Detran SP: Consulta, Valor, Calendário, 2ª via e Pagamentos

O IPVA 2021 SP é o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores do estado de São Paulo. O IPVA 2021 SP é uma taxa anual paga por toda pessoa que possui um veículo, seja de passeio ou caminhão, por exemplo.

O valor desse imposto é calculado com base no preço do automóvel e quitá-lo é obrigatório para fazer o licenciamento. O total arrecadado é repassado para o cofre do estado, para subsidiar a prestação de serviços públicos.

Mas, afinal, como consultar o valor e pagar o imposto? A seguir, damos essas e outras informações sobre o IPVA 2021 São Paulo. Confira e saiba como agir em cada situação.

Fique por dentro de como realizar o pagamento, quando é o prazo de pagamento, como conseguir mais tempo para pagar o mesmo, quais são as consequências de não fazer o pagamento do mesmo e muito mais.

Consulta IPVA 2021 SP

unidade detran sp

A consulta IPVA 2021 SP é essencial para saber o valor e data de pagamento do imposto, já que o boleto não é encaminhado pelos Correios como acontecia anteriormente. Entretanto, o serviço pode ser acessado no site do Detran SP ou na Secretaria da Fazenda do Estado.

E como fazer essa consulta? O procedimento pode ser realizado na comodidade de seu lar, basta ter acesso à internet. Abaixo, preparamos um passo a passo para lhe auxiliar nessa consulta:

  1. Acesse o serviço de consulta no site da Secretaria da Fazenda do Estado,
  2. Nos campos indicados, informe o Renavam (que pode ser identificado no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e a placa do automóvel;site sefaz spSelecione o campo de recaptcha, para validar seu acesso;
  3.  Clique em “consultar”.

Pronto! A página será atualizada e trará informações sobre o IPVA 2021 SP, como valores, data de pagamento e eventuais débitos que devem ser regularizados quanto antes para evitar complicações com o Detran paulista.

Um detalhe importante: é essencial informar o Renavam e a placa do veículo. Sem essas informações não será possível realizar a consulta. Portanto, tenha os dados em mãos para conseguir utilizar o serviço.

Para saber quanto você vai pagar de IPVA em São Paulo você também pode fazer o cálculo do IPVA baseando-se e no valor da alíquota do Estado e o preço avaliado do seu veículo na tabela Fipe.

Esse processo de consulta pode facilitar e muito sua programação de pagamento, visto que há uma expectativa de quanto será esse valor, quando deve ser pago e uma organização para não atrasar.

Calendário IPVA 2021 SP

calendário iconAs datas oficiais de pagamento do IPVA 2021 SP ainda não foram divulgadas, mas o calendário liberado pela Sefaz de São Paulo normalmente funciona da seguinte forma para veículos usados:

  • A data de vencimento considera o final da placa do automóvel;
  • É possível pagar o imposto em cota única com desconto de até 3% (somente no mês de janeiro) e sem desconto (apenas durante fevereiro);
  • Se tiver um automóvel, camioneta, caminhonete, ônibus, micro-ônibus ou moto, dá para dividir o IPVA em até três vezes, com parcelas que vencem nos meses de janeiro, fevereiro e março;
  • Caso tenha um caminhão ou caminhão-trator, o IPVA pode ser parcelado e os prazos de vencimento caem em março, junho e setembro.

Na dúvida sobre como saber a data exata de vencimento do imposto? Realize a consulta IPVA diretamente no site oficial da Secretaria da Fazenda do Estado e confira o que acontece com o motorista que deixa o imposto atrasar.

Lembre-se de sempre fazer o pagamento dentro do prazo esperado, visto que do contrário será preciso arcar com uma série de impostos não programas e demais problemas.

IPVA 2021 SP para Veículos Novos

Se seu veículo é novo, ele não está livre do pagamento do IPVA 2021 SP. Neste caso, são oferecidas as seguintes formas de quitar o imposto:

  • Cota única com desconto de até 3% até o quinto dia útil posterior à data de emissão do documento fiscal do veículo;
  • Cota única sem desconto em até 30 dias contados a partir da data de emissão do documento fiscal;
  • Parcelamento em até 3 vezes, a primeira em 30 dias e as restantes no mesmo dia do mês subsequente.

Como Pagar o IPVA 2021 SP?

A forma de pagamento IPVA 2021 SP varia de acordo com o veículo, se novo ou usado. A seguir, indicamos como fazê-lo corretamente:

Veículo novo

O pagamento é por meio da Guia de Recolhimento no site da Secretaria da Fazenda Estadual.

Veículo usado

Deve-se informar o Renavam do veículo em agências, totens de autoatendimento ou internet banking de bancos autorizados, ou casas lotéricas. O próprio sistema exibe o valor e calcula eventuais acréscimos, caso a taxa já tenha vencido.

E quais seriam os bancos autorizados, especificamente? Na lista estão o Bancoob, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Daycoval, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Rendimento, Safra e Santander.

Juros e Acréscimos IPVA 2021 SP

Caso o pagamento seja feito após a data de vencimento, há incidência de acréscimos moratórios de 0,33% por dia de atraso, limitando-se a 20%.

Se houver inscrição na dívida ativa, os acréscimos sobem para 40% do IPVA 2021 SP. Já os juros equivalem ao maior valor entre 1% e a taxa referencial Selic.

Por isso, é sempre lembrado que é de responsabilidade do proprietário do veículo em questão de se organizar e tomar cuidado para não acontecer o atraso do pagamento, visto que caso isso aconteça, a dor de cabeça é bem maior do que o esperado.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Deixe seu comentário