IPVA 2022 AM: Governador Wilson Lima (PSC) anuncia valor reduzido do IPVA

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), está estudando com sua equipe uma maneira de reduzir o valor do IPVA 2022 AM no estado.

Na última segunda-feira (31), o governador do Amazonas, Wilson Lima, do Partido Social Cristão (PSC), anunciou publicamente que pediu ao presidente do Detran-AM e ao seu Secretário de Fazenda que encontrassem uma forma de reduzir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2022) no estado.

A fala do governador vem pouco tempo depois da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do Amazonas anunciar que o IPVA 2022 sofreria um aumento de 22,49% em relação ao ano anterior. Segundo a secretaria, esse aumento seria necessário devido à elevação dos preços de veículos usados e novos por conta da atual pandemia de Covid-19.

Publicidade

Publicidade

Durante um evento oficial, Wilson Lima afirmou o seguinte: “O meu governo não vai ter aumento de tributo nenhum, não vou permitir que isso aconteça, principalmente em um ano tão difícil, ano em que a gente sai de pandemia, ano em que as famílias perderam a sua capacidade de investimento”.

Embora a fala citada acima dê a entender que apenas o aumento vai ser descartado, com o valor do IPVA 2022 AM mantendo-se o mesmo de 2021, Lima foi além e disse que está procurando maneiras de reduzir o valor.

Já determinei ao diretor-presidente do Detran e também ao secretário de Fazenda que estude, inclusive, a possibilidade da gente baixar o imposto, o IPVA. Vamos fazer um estudo e ver o possível para podermos baixar a tributação“, afirmou.

Publicidade

Publicidade

Quais os valores do IPVA 2022 AM?

IPVA 2022 AM: Governador Wilson Lima (PSC) anuncia valor reduzido do IPVA (Imagem: Reprodução/Manaus 360º)
IPVA 2022 AM: Governador Wilson Lima (PSC) anuncia valor reduzido do IPVA (Imagem: Reprodução/Manaus 360º)

No Amazonas, o IPVA 2022 tem alíquota de 2% sobre o valor de mercado de veículos de até 1000 cilindradas e 3% para veículos acima disso. O valor venal do veículo é determinado com base em uma tabela levantada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

No estado, é possível conseguir até 30% de desconto do valor total do IPVA optando-se pelo pagamento antecipado do imposto, que pode ser dividido em até três parcelas.

Mesmo que Wilson Lima e sua equipe encontrem uma forma de diminuir o valor do IPVA 2022 AM, as alíquotas muito provavelmente permaneceriam inalteradas.

Calendário de pagamento do IPVA AM

Confira a seguir o calendário completo do IPVA 2022 AM:

Calendário de pagamento do IPVA 2022 no Amazonas (Imagem: Reprodução/Detran-AM)
Calendário de pagamento do IPVA 2022 no Amazonas (Imagem: Reprodução/Detran-AM)

O que acontece se não pagar o IPVA

O pagamento do IPVA 2022 faz parte do licenciamento anual obrigatório do Amazonas. Caso você não efetue o pagamento até o prazo final, uma multa é aplicada ao valor do imposto e o veículo precisará passar uma vistoria antes da liberação do documento.

Lembrando que, em agosto de 2021, a Assembleia do Amazonas aprovou um Projeto de Lei que proíbe a apreensão do veículo em caso de atraso no pagamento do IPVA. Ainda assim, circular com um veículo não-licenciado é considerado infração gravíssima e pode trazer consequências sérias ao motorista.

Publicidade

Publicidade

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Calendário Auxílio Brasil Fevereiro de 2022 é divulgado. Confira as datas!

Fonte: Detran-AM

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário