IPVA 2022 CE: Passo a passo para emissão do boleto

Contribuintes podem conseguir até 15% de desconto no IPVA 2022 CE, se optarem pelo pagamento em cota única. Veja como emitir o boleto.

O pagamento do IPVA 2022 CE, com desconto de 10% em cota única, deve ser realizado até 31 de janeiro.  Já quem optar pelo parcelamento em até cinco vezes terá 5% de desconto e deve fazer os pagamentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril, 10 de maio e 10 de junho. Neste caso, as parcelas não podem ser menores do que R$100,00.

As pessoas que estão cadastradas no programa Sua Nota Tem Valor conseguem descontos ainda maiores: de até 15% em cota única e de, no máximo, 10% para o parcelamento. Os participantes podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA.

Publicidade

Publicidade

Este ano, o Governo do Ceará ampliou os descontos no IPVA para o pagamento em cota única de 10% (antes era 5%) e parcelado em até cinco vezes com abatimento de 5%. Pela nova lei, os benefícios poderão ser acumulados com o desconto do programa Sua Nota Tem Valor. Dessa forma, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%.”, informa o Governo do Ceará. 

Como emitir o boleto do IPVA 2022 CE?

Veja como emitir o boleto do IPVA 2022 CE de duas formas diferentes
Veja como emitir o boleto do IPVA 2022 CE de duas formas diferentes. (Imagem: Thiara Montefusco / Governo do Ceará_

O boleto do IPVA 2022 CE, também chamado de Documento de Arrecadação do Estado (DAE), não é enviado pelos Correios ou por e-mail. O contribuinte deve emiti-lo por meio de três canais: pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Para isso é necessário informar o número do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa. Veja o passo a passo, para cada caso. 

Emissão do boleto na página virtual da Sefaz:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site da Sefaz: sefaz.ce.gov.br;
  2. Clique no banner do IPVA 2022 CE, que está na página inicial;
  3. Acesse o menu lateral;
  4. Escolha as seguintes opções: Imposto < Emitir DAE IPVA;
  5. Preencha o número do chassi do veículo ou insira o Renavam e a placa;
  6. Imprima o boleto e faça o pagamento.

Emissão do boleto pelos aplicativos Ceará APP ou Meu IPVA:

  1. Entre no aplicativo;
  2. No menu inicial, clique em Veículos e Condutores;
  3. Selecione Meu IPVA;
  4. Clique em Pagar IPVA < Emita o boleto e pague o seu IPVA; 
  5. Insira os dados do veículo;
  6. Escolha entre as opções Pagar ou Parcelar;
  7. Ao aparecerem os dados sobre valor do imposto, multas, juros, desconto e total, selecione Continuar;
  8. Agora será possível gerar o DAE ou copiar o código de barras do boleto para efetuar o pagamento via aplicativo do seu banco.

Como pagar o imposto?

O pagamento do IPVA 2022 CE pode ser feito nos bancos:

  • Caixa Econômica;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil (BB);
  • Banco do Nordeste do Brasil (BNB);
  • Santander;
  • Itaú.

Quem preferir, também pode quitar o imposto nas casas lotéricas e com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

A Sefaz estima que cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, o que vai gerar uma arrecadação de R$ 1,45 bilhão para o estado. Deste total, 50% pertence ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

É possível calcular o valor do tributo em casa?

O valor do IPVA 2022 CE, que precisa ser pago pelos contribuintes do Ceará, é fácil de ser calculado, basta saber de alguns detalhes importantes. O primeiro deles é o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos. Cada modelo, dependendo do ano de fabricação e das características dele, tem um valor venal estimado pela Fipe, que é utilizado pela Sefaz. 

Assim que o cidadão tem conhecimento disso, ele deve multiplicar esse valor pela alíquota do IPVA do seu estado. No Ceará, ela varia de 0,5% a 3,5% :

  • Automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência: 3%;
  • Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas: 2%, mas se os motoristas não tiveram cometido infração de trânsito em 2021, ela passa para 1%;
  • Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras: 1%.
Publicidade

Publicidade

Pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxis, ônibus de transporte urbano e metropolitano e veículos com mais de 15 anos de fabricação têm direito à isenção do IPVA 2022 CE. 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário