IPVA 2022: Kit-GNV é alternativa para desconto no IPVA 2022 no RJ. Entenda o caso
No Rio de Janeiro, motoristas que instalam Kit-GNV têm desconto no IPVA 2022, mas para isso é preciso fazer a conversão até o final do ano.
No Rio de Janeiro, os motoristas têm um incentivo a mais para instalar um kit-GNV em seus veículos: o desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Para 2022, muitos condutores do estado estão considerando esta ideia para enfrentar o aumento previsto para o IPVA. Para veículos registrados no Rio de Janeiro que tenham o Kit-GNV instalado, a alíquota do IPVA RJ cai de 4% para 1,5% do valor do carro, o que em muitos casos representa redução de algumas centenas de reais.
Entretanto, quem ainda não fez a conversão para garantir o desconto no imposto precisa se apressar, pois é preciso instalar o Kit-GNV e fazer a vistoria no Detran até o final de 2021 para ter esse direito já no próximo ano.
Alta procura do Kit-GNV para ter desconto no IPVA faz preço subir
Mas os motoristas fluminenses interessados em conseguir o desconto no IPVA RJ 2022 com a instalação do Kit-GNV em seus veículos devem se apressar, pois o prazo curto vem influenciando altas no preço do cilindro e da instalação, e alguns itens já estão em falta em muitos lugares.
No caso do equipamento de 60 litros (quinta geração), por exemplo, há casos em que o preço está quase mil reais acima da média, que é de R$ 4 mil.
Mas apesar do tempo curto exigir pressa, especialistas recomendam que a ideia seja avaliada com cautela. Isso porque mesmo que ofereça um bom desconto no IPVA, nem sempre a instalação do Kit-GNV vale a pena.
Um dos principais fatores para se considerar antes de fazer a conversão é a quilometragem diária ou mensal que cada motorista costuma rodar com seu carro.
Segundo estimativas, a projeção é que alguém que investe R$ 4 mil em um Kit-GNV e rode 1 mil quilômetros por mês consiga recuperar o dinheiro gasto entre 11 e 13 meses. Sendo assim, este é um investimento para quem roda bastante.
Em relação à economia proporcionada pelo GNV, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) estima que a cada real gasto com o gás natural, um carro roda o dobro do que rodaria com gasolina ou etanol.