IPVA 2022 para caminhões: como calcular o imposto?

Flavio Carvalho

16/12/2021

Acompanhando a tendência de outros veículos, os caminhões, tanto novos quanto usados, tiveram o preço elevado no último ano aqui no Brasil. Por causa disso o preço do IPVA 2022 para esse tipo de veículo também subiu.

Para entender melhor como isso acontece precisamos compreender melhor como o cálculo do imposto é feito.

Quanto custará o IPVA 2022 para caminhões?

Os caminhões ficaram mais caros no país, principalmente pela falta de novas unidades no mercado. Isso influenciou o valor dos veículos em si, tanto novos como usados, como também vai incidir diretamente no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, tributo obrigatório pago todos os anos por motoristas e proprietários de automóveis.

IPVA 2022 para caminhões como calcular o imposto (2)

Fonte/Reprodução: original

Para saber quanto ficará o valor do imposto, é possível fazer uma projeção baseada no valor do veículo. O IPVA é calculado tendo como base o preço do automóvel: no caso de zero quilômetros a referência é o valor na nota fiscal, já para os usados, as contas são feitas usando a tabela FIPE. Também é levada em consideração a alíquota estadual, que varia de UF para UF.

Tendo essas informações em mente, é fácil fazer o cálculo.

Vamos dar um exemplo: se um caminhão novo custou 300 mil reais, e a alíquota do estado onde ele está licenciado é de 1,5%, é necessário apenas multiplicar 300.000 x 1,5 e dividir o resultado por 100, o que dá 4.500. Ou seja, o valor do IPVA do veículo, neste exemplo específico, seria de R$ 4.500.

Quando é a data de vencimento do IPVA 2022 para caminhões?

O calendário de pagamentos varia de estado para estado, e cada uma das Unidades da Federação estabelece suas próprias datas de vencimento para o recolhimento do IPVA.

Logo, é importante ficar atento às informações divulgadas pelos órgãos públicos de trânsito do seu estado.

Caminhoneiro tem direito a desconto?

O pagamento do IPVA pode ser efetuado de formas diferentes. Quem quiser, ou precisar, pode parcelar o valor do tributo em parcelas que variam entre 3 e 10 vezes dependendo do estado onde houve o licenciamento do veículo.

E também tem o pagamento à vista que, nesse caso, oferece desconto tanto para o caminhoneiro quanto para todos os outros condutores ou proprietários de veículos.

Essa dedução no valor do imposto, quando quitado em parcela única, também varia dependendo do estado e pode ser de 3% até 10%.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.