IPTU Porto Alegre 2023: calendário divulgado; veja como conseguir desconto no pagamento

Felipe Matozo

24/11/2022

Nesta semana, a prefeitura de Porto Alegre divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023.

Dessa vez, os contribuintes da capital gaúcha terão um prazo maior para conseguir o desconto de 5% pelo pagamento à vista, já que a data limite ficou para fevereiro. Em 2022, este prazo encerrou no 2º dia útil de janeiro.

Enquanto isso, quem preferir pagar o IPTU Porto Alegre 2023 parcelado, poderá dividir o valor em até 10 vezes sem juros. Nesse caso, a primeira parcela vence em março.

Calendário do IPTU Porto Alegre 2023

Em 2023, os contribuintes de Porto Alegre terão até o dia 8 de fevereiro para pagar o IPTU à vista com desconto de 5%.

Além disso, confira também
Afinal, quais são os direitos de quem paga IPTU

Já no caso dos moradores que optarem pelo parcelamento do IPTU 2023, a primeira parcela do imposto vencerá no dia 8 de março.

Além disso, as demais parcelas também vencerão sempre no dia 08 de cada mês. Porém, nos meses em que não houver expediente bancário no dia 08, o vencimento passará para o próximo dia útil.

Descontos no IPTU Porto Alegre 2023

Além do desconto de 5% para quem pagar o IPTU Porto Alegre 2023, os contribuintes também podem conseguir os seguintes descontos adicionais:

  • 4% para pessoas jurídicas em dia com o fisco municipal;
  • 3% para pessoas físicas em dia com o fisco municipal;
  • Até 3% a mais para pessoas físicas que pediram a inclusão do CPF em notas fiscais em Porto Alegre.

Guias do IPTU não serão mais enviadas pelos Correios

Em Porto Alegre, o IPTU passou a ser 100% digital. Portanto, as guias de pagamento ficam disponíveis somente pela internet, não sendo mais enviadas pelos Correios.

Para ter acesso às guias do IPTU Porto Alegre 2023, os contribuintes poderão emitir pelo site da Prefeitura ou se cadastrar para receber por e-mail.

Mas é importante destacar que as guias do imposto ficarão disponíveis somente a partir do dia 2 de janeiro de 2023.

VEJA TAMBÉM
IPTU Porto Alegre 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta