IPVA 2022 RS: Última semana para pagamento com desconto

ipva rs desconto
Motoristas gaúchos têm até 31 de janeiro para conseguir desconto de 10% no IPVA RS 2022. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Na próxima segunda-feira (31/01) se encerra o prazo para proprietários de veículos do Rio Grande Sul quitarem o IPVA RS 2022 com desconto.

Além disso, esta também é a data limite para quem quiser parcelar o IPVA em até seis vezes. Afinal, quem optar pelo parcelamento e não pagar a primeira cota até 31 de janeiro perde o direito a esta opção de pagamento.

Publicidade

Publicidade

Já no caso dos contribuinte que preferirem pagar o IPVA RS em cota única (à vista), o desconto no valor do imposto pode chegar a 28%.

ipva rs desconto
Motoristas gaúchos têm até 31 de janeiro para conseguir desconto de até 28% no IPVA RS 2022. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Qual o desconto para pagamento à vista do IPVA RS?

Para o público em geral, o desconto para quem pagar o IPVA RS 2022 à vista até o dia 31 de janeiro é de 10%. No entanto, a redução máxima oferecida no estado chega a 28%.

Nesse caso, o contribuinte precisa acumular os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão para chegar a este valor. No primeiro caso, o desconto é de 15% para quem não teve registro de infrações no estado desde em um período de três anos, de 10% para dois anos e de 5% para um ano sem infração.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, o desconto do Bom Cidadão é relativo ao Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), e varia de 1% a 5%.

Onde pagar o IPVA 2022 RS?

Os contribuintes gaúchos podem pagar o IPVA 2022 em qualquer agência ou posto de atendimento do Banrisul e do Sicredi, ou mesmo pelo internet banking de ambos os bancos.

Além disso, também é possível pagar o impostos pelos mesmos métodos no Bradesco e no Banco do Brasil. No entanto, nestes bancos os pagamentos estão disponíveis apenas para clientes.

Mas em 2022 ainda há uma opção de pagamento do IPVA RS que permite que os contribuinte possam pagar o imposto em mais de 760 instituições diferentes: o Pix. Nesse caso, basta acessar o site do IPVA RS, escolher a opção “Pagamento via Pix” e informar os dados solicitados para gerar um QR Code.

Calendário de pagamento parcelado do IPVA 2022

Por fim, para quem preferir pagar o IPVA RS 2022 de forma parcelada, o calendário segue até junho, conforme vemos a seguir:

calendário ipva rs
Imagem: Reprodução

*Descontos máximos relativos aos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar