IPVA 2022 SP: Ainda dá tempo de pagar sem multas e juros. Veja como

Ainda não pagou o IPVA 2022 SP? Ainda é possível fugir das multas e juros, mas tenha pressa!


Na última sexta-feira (21), encerrou-se o prazo para o pagamento da cota única do IPVA 2022 SP, o que garantia um desconto de 9% no valor total do imposto. Entretanto, ainda é possível efetuar o pagamento do IPVA 2022 sem correr o risco de receber multas, recebendo também um abatimento de 5%.

Porém, é preciso ter pressa: a partir do dia 10 de fevereiro de 2022, começa a vencer o prazo para o pagamento da 1ª parcela do imposto (sendo também possível efetuar o pagamento à vista, mas sem o desconto de 9%).

Caso você não pague a 1ª parcela dentro do prazo, uma multa de 0,33% por dia de atraso mais juros de mora com base na taxa Selic serão acrescentadas ao valor. Após 60 dias de atraso, a multa fica fixada em 20%, subindo para 40% em caso de inadimplência continuada.

Calendário de Pagamentos do IPVA 2022 SP

Confira a seguir o calendário de Pagamentos do IPVA 2022 SP para Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares:

Calendário do IPVA 2022 de SP (Imagem: Reprodução/Governo de SP)
Calendário do IPVA 2022 de SP (Imagem: Reprodução/Governo de SP)

Como e onde pagar o IPVA 2022 SP

Para pagar o IPVA 2022 SP, o proprietário precisa se dirigir a uma agência bancária credenciada e informar o número do Renavam do veículo. O guia pode ser pago, por exemplo, no guichê do caixa, em terminais de autoatendimento, pela internet, por débito agendado ou por qualquer outra forma de pagamento oferecida pelo banco em questão.

Além disso, também é possível efetuar o pagamento do IPVA 2022 em casas lotéricas, com cartão de crédito e em empresas credenciadas junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Lembrando que as alíquotas do IPVA 2022 SP são de 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabina simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado e de 1% para caminhões.

Além disso, houve a redução em São Paulo de 4% para 1% para veículos de locadoras no estado. Entretanto, não há desconto nesse caso específico.

Para onde é destinado o dinheiro do IPVA?

IPVA 2022 SP: Ainda dá tempo de pagar sem multas e juros (Imagem: Reprodução/EBC)
IPVA 2022 SP: Ainda dá tempo de pagar sem multas e juros (Imagem: Reprodução/EBC)

O dinheiro do IPVA em São Paulo é distribuído de três formas. Uma parcela (cerca de 20%), por exemplo, vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O restante do valor arrecado acaba divido em 40% para o Estado e 40% para o Município em que o proprietário do veículo mora. Cada região utiliza o arrecadado para compor o orçamento anual. Dessa forma, o valor acaba convertido em melhorias de diferentes setores, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Concursos 2022: 150 concursos com salários de até R$ 20 mil

Fonte: Secretaria de Fazenda e Planejamento do Governo de SP

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.