IPVA 2023 RS – Calendário, valor, pagamentos, isenção e mais!

Confira algumas das principais informações sobre o IPVA RS e o que já se sabe sobre o imposto de 2023 para ficar preparado.


Com o final de ano se aproximando, motoristas do Rio Grande do Sul já começam a se preparar para o IPVA RS 2023.

Por isso, no texto a seguir nós reunimos algumas das principais informações sobre o imposto que deverá ser pago na primeira metade do próximo ano.

Qual o valor do IPVA RS 2023

O Detran-RS ainda não divulgou os valores do IPVA cobrado dos veículos licenciados no estado. Porém, a Secretaria da Fazenda (Sefaz RS) já destacou que não haverá nenhuma alteração na alíquota.

Confira também
Parcelar o IPVA em até 12x? Agora é possível. Conheça o serviço

Portanto, as alíquotas do IPVA RS 2023 continuarão tendo os seguintes percentuais:

  • 3% sobre o valor de mercado para automóveis de passeio e camionetes;
  • 2% para motocicletas;
  • 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos para locação.

Portanto, para se ter uma ideia de qual será o valor do IPVA RS 2023, o motorista pode conferir o valor de venda do seu veículo na tabela FIPE e multiplicar este valor pela alíquota em questão (3%, 2% ou 1%).

Calendário de pagamentos do IPVA RS 2023

As datas de vencimento do IPVA do próximo ano no Rio Grande do Sul também não foram divulgadas ainda. No entanto, cabe destacar que nos últimos anos os pagamentos ficaram todos para abril.

Em 2022, por exemplo, as datas de vencimento do IPVA RS foram as seguintes:

  • Placas final 1 e 2 – 25/04;
  • Final 3 e 4 – 26/04;
  • 5 e 6 – 27/04;
  • 7 e 8 – 28/04;
  • 9 e 0 – 29/04.

Como pagar o IPVA RS?

A partir deste ano, os motoristas gaúchos ganharam a opção de pagar o IPVA via Pix. Além disso, o parcelamento também pôde ser feito em até 6 vezes juros, o que pode ser mantido em 2023.

No caso do pagamento por Pix, os contribuintes podem acessar o QR Code por meio do site da Receita Estadual ou do Detran, ou ainda pelo aplicativo “IPVA RS”.

Além disso, também é possível pagar o IPVA RS na rede bancária credenciada sem a guia de arrecadação. Nesse caso, basta informar placa e Renavam do veículo.

Veículos isentos

No Rio Grande do Sul, veículos com mais de 20 anos de fabricação têm direito à isenção do IPVA. Além disso, existem outros veículos para os quais é possível solicitar a isenção, como os usados para serviços de táxi, transporte escolar e diplomacia, por exemplo.

VEJA TAMBÉM
Isenção do IPVA 2022 RS. Como conseguir?

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.