IPVA DF 2022: Pagamento da cota única com 10% de desconto vence dia 21 de fevereiro

ipva df 2022
Calendário de vencimentos do IPVA DF 2022 seguirá de fevereiro a julho. Foto: Renato Araujo/Agência Brasília

Proprietário de veículos do Distrito Federal têm até a próxima semana para pagar o IPVA DF 2022 à vista com desconto de 10%.

Como os prazos vencem conforme o último número da placa de cada veículo, o calendário começa no dia 21 de fevereiro para placas com final 1 e 2.

Publicidade

Publicidade

Além disso, quem preferir pagar o IPVA DF 2022 parcelado pode dividir o valor em até seis vezes. Nesse caso, o calendário também começa na próxima semana, pois os vencimentos da primeira parcela são os mesmos para o pagamento em cota única (mais detalhes abaixo)

ipva df 2022
Vencimentos do IPVA DF 2022 começam no próximo dia 21 de fevereiro. Foto: Renato Araujo/Agência Brasília

Calendário de pagamento completo do IPVA 2022 DF

O calendário de vencimentos do IPVA DF 2022 começa na próxima segunda-feira (21/02), tanto para pagamento da primeira parcela quanto da cota única (à vista). Neste ano, o cronograma completo ficou distribuído da seguinte forma:

calendário ipva df 2022
Imagem: Seec/Divulgação

Vale a pena pagar à vista o IPVA 2022?

Segundo o coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV, Ricardo Teixeira, o desconto para pagar o IPVA DF 2022 só vale a pena para quem tem o valor disponível.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, o desconto é vantajoso porque não é possível conseguir um rendimento de 10% no mesmo prazo quando você aplica esse dinheiro. Sendo assim, o valor é bem aproveitado.

Entretanto, se o contribuinte for se endividar para pagar o imposto à vista, não vale a pena por conta dos juros que ele pode ter que arcar.

Onde e como pagar o IPVA 2022 DF

Para pagar o IPVA DF 2022, o contribuinte deve emitir a guia de pagamento pela internet. Nesse caso, é só acessar o site da Receita DF, informar o número do Renavam do veículo, clicar em “Não sou um robô” e depois em consultar.

Em seguida, basta emitir o documento de arrecadação (DAR IPVA) e pagar em agências ou internet banking da Caixa, Banco do Brasil ou Banco de Brasília (BRB).

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar