IPVA MG 2022: última parcela começa a vencer no estado nesta quarta (25)
Vencimentos da última parcela do IPVA MG 2022 começam hoje para veículos com placas final 1 e 2. Veja todas as datas e como pagar.
A partir desta quarta-feira (25/05) começa o calendário de vencimentos da terceira e última parcela do IPVA MG 2022.
Como os prazos para pagamento do imposto em Minas Gerais variam conforme o número final da placa de cada veículo, o vencimento começa com veículos com placa terminada em 1 ou 2. Nesse caso, os proprietários que ainda não quitar o IPVA devem pagar a última parcela hoje.
Para os demais veículos do estado, o calendário de vencimentos da terceira parcela continua até a próxima semana, sempre com dois finais de placa por dia (mais detalhes abaixo).
Calendário de vencimentos da última parcela do IPVA MG 2022
Para os motoristas mineiros que optaram por pagar o IPVA MG 2022 de forma parcelada, as datas de vencimento da última cota são as seguintes:
- Final de placa 1 e 2 – 25 de maio (hoje);
- Final 3 e 4 – 26 de maio (amanhã);
- 5 e 6 – 27 de maio;
- 7 e 8 – 30 de maio;
- 9 e 0 – 31 de maio.
Caso o contribuinte deixe de pagar o IPVA MG em dia, ele fica sujeito ao pagamento de juros e multas incidentes que são calculados automaticamente.
No primeiro mês de atraso, a multa é de 0,3% por dia, mas o valor sobe para 20% por dia a partir do segundo mês, mais os juros calculados pela Taxa Selic. As parcelas em atraso podem ser quitadas a qualquer momento.
Como pagar?
Para pagar o IPVA MG 2022, basta informa o número do Renavam do veículo em casas lotéricas ou nos terminais de autoatendimento, guichês ou aplicativos de um dos seguintes bancos autorizados:
- Caixa Econômica Federal;
- Mais BB;
- Bradesco;
- Santander;
- Itaú;
- Sicoob;
- Banco Postal Brasileiro;
- Mercantil do Brasil;
Além disso, quem preferir também pode emitir a guia de pagamento do imposto por meio dos aplicativos IPVA-MG ou MGapp, ou ainda pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda.
Veja também: Governo expande isenção do IPVA e do ICMS para pessoas com deficiência em Minas Gerais