IPVA RS 2022: pagamento do imposto termina nesta sexta (29) no estado; entenda

Prazo para quitar o IPVA RS 2022 termina nesta semana. Apenas quem optou pelo parcelamento pode pagar o imposto até junho. Entenda mais sobre o assunto

Hoje, 29 de abril, é o último dia para que os proprietários de veículos com os números 9 e 0 no final da placa paguem o IPVA RS 2022 em cota única. Os prazos para todos os outros contribuintes expiraram nesta semana, em dias anteriores. 

Os cidadãos que perderam a data de vencimento, não têm mais direito aos descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão e já começaram a pagar as multas e juros pelo atraso no tributo. Ainda sim, quem escolheu o parcelamento para quitar o imposto pode fazer o pagamento das cotas até junho, de acordo com o Governo do Rio Grande do Sul. 

Publicidade

Publicidade

Neste ano, algumas mudanças foram instituídas para facilitar o pagamento do IPVA RS 2022 entre a população. Uma delas foi a alteração do calendário. Normalmente,  o início do vencimento ocorre na primeira semana de abril, mas em 2022 o vencimento em parcela única foi marcado para a última semana do mês. Outra novidade foi a possibilidade de pagamento via Pix

O que acontece com quem não pagar o imposto?

IPVA RS 2022: pagamento do imposto termina nesta sexta (29) no estado; entenda
Você já pagou o IPVA RS 2022? Veja o que acontece com quem não pagar o imposto em dia. (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Quem perder o prazo do pagamento do IPVA RS 2022 perde o direito aos descontos do Bom Cidadão e Bom Motorista, não pode licenciar o veículo até que o imposto seja pago e ainda fica sujeito à cobrança de multas. 

A multa é de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até chegar ao limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito é inscrito na Dívida Ativa e sofre acréscimo de mais 5%.

Publicidade

Publicidade

Desconto do Bom Motorista e do Bom Cidadão para o IPVA RS 2022

O Desconto do Bom Motorista é destinado para os cidadãos sem infrações cometidas no trânsito. Ele tem três faixas de desconto:

  • Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%;
  • Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos) recebe desconto de 10%;
  • Depois de 1º de novembro de 2020 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

 Já o Desconto do Bom Cidadão (NFG), que também funciona em três faixas, garante redução no valor do IPVA conforme participação no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG):

  • Desconto de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais;
  • Desconto de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas;
  • Desconto de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

Onde pagar o IPVA RS 2022? 

O pagamento do IPVA 2022 RS deve ser feito nos bancos credenciados ao Governo do Rio Grande do Sul. Eles são: Banrisul, Bradesco, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). Neste ano, o Pix também pode ser utilizado como forma de pagamento do imposto. 

Para fazer isso, basta que o cidadão consulte o site ou aplicativo do IPVA/RS, gere o QR code a cada mês e o pague nas mais de 760 instituições financeiras disponíveis. 

Já quem preferir pagar presencialmente, ainda pode aproveitar para apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), também conhecido como documento do veículo, e pagar também as taxas de licenciamento e multas.

Licenciamento de veículos no Rio Grande do Sul

O licenciamento 2021 de veículos no Rio Grande do Sul é válido até 30 de junho, para placas com final 1 a 5, ou 31 de julho, para placas com final 6 a 0. Neste ano, a taxa de licenciamento pode ser paga nos bancos conveniados ou por Pix, assim como no IPVA RS 2022. 

Publicidade

Publicidade

O licenciamento é composto de quatro itens: IPVA, a taxa de licenciamento, o seguro DPVAT, que neste ano é gratuito e, se for o caso, multas de trânsito que ainda não foram pagas. Todos eles precisam estar quitados para que um novo CRLV possa ser emitido.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário