IPVA 2023 SP – Calendário, valores, isenção e mais!

Confira algumas das principais informações sobre o IPVA SP para se preparar para o pagamento do imposto em 2023.


Com 2023 cada vez mais próximo, muitos motoristas de São Paulo já começam a se preparar para o pagamento do IPVA SP 2023.

Para ajudar os contribuintes do estado, reunimos a seguir algumas das principais informações sobre este imposto que já deve começar a ser cobrado em janeiro.

Qual o valor do IPVA SP 2023

O valor do IPVA sempre varia conforme o modelo, pois o imposto é calculado sobre o valor de venda de cada veículo.

Confira também
IPVA 2023: Por que ESTES carros ESPECÍFICOS estarão ISENTOS do pagamento do IPVA no próximo ano?

No caso do IPVA SP 2023, o valor cobrado de cada veículo ainda não foi divulgado. Porém, os motoristas podem usar a Tabela FIPE para ter uma base de quanto vão pagar de imposto no ano que vem.

Para isso, basta multiplicar o valor de venda do seu veículo pela alíquota do IPVA SP, que este deverá ser o valor aproximado do imposto em 2023. Nesse caso, as alíquotas cobradas em São Paulo são as seguintes:

  • Caminhões: 1,5%;
  • Ônibus, micro-ônibus, caminhonetes cabine simples (até 3 passageiros), motocicletas e similares: 2%;
  • Demais veículos, inclusive automóveis de passeio: 4%;
  • Veículos destinados à locação: 1%.

Calendário de pagamentos do IPVA SP 2023

O governo de São Paulo ainda não divulgou o calendário de pagamentos do IPVA em 2023. Porém, os vencimentos costumam iniciar em janeiro.

Em 2022, por exemplo, os contribuintes que preferiram quitar o valor integral em cota única com desconto de 9%, tiveram que pagar o imposto em janeiro.

Enquanto isso, para os motoristas do estado que parcelaram o IPVA em até 5 vezes, o calendário de parcelamento seguiu entre fevereiro e junho. Veja aqui o calendário completo do IPVA SP em 2022.

Como pagar e veículos isentos

Proprietário de veículos usados podem pagar o IPVA SP 2023 diretamente em lotéricas ou na rede bancária autorizada com o número do Renavam. Ou seja, não é necessário emitir boleto ou guia de pagamento.

Para conferir a lista de bancos autorizados a receber o pagamento do IPVA SP e multas, acesso o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Já em relação à isenção e dispensa do IPVA SP, têm direito ao benefício:

  • Pessoas com deficiência;
  • Taxistas;
  • Veículos furtados ou roubados;
  • Casos de estelionato;
  • Ônibus;
  • Transporte Escolar.

VEJA TAMBÉM
Pessoas com deficiência: isenção para PcD no IPVA SP 2022 cresce!

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.