Kona, Tucson e Ioniq: qual novo modelo da Hyundai mais combina com seu estilo de vida?

Hyundai tem três lançamentos com perfis diferentes em 2023: New Tucson, Kona e Ioniq. Conheça cada um deles.


A Hyundai tem três lançamentos no mercado brasileiro neste primeiro semestre de 2023 que podem agradar diferentes públicos: New Tucson, Kona e Ioniq.

Veja também: Está em busca de um SUV compacto? Veja opções abaixo de R$ 115 mil

O primeiro é um SUV médio que retorna em 2023 após ficar um ano fora de linha. Enquanto isso, os outros dois são novidades no Brasil, chegando para competir no mercado de híbridos e elétricos.

Kona, Tucson e Ioniq qual novo modelo da Hyundai mais combina com seu estilo de vida
Conheça os três lançamentos da Hyundai: New Tucson, Kona e Ioniq.

A seguir, você conhece melhor estes três novos modelos da Hyundai para definir qual combina mais com o seu estilo.

Lançamentos da Hyundai em 2023: New Tucson, Kona e Ioniq

Os três lançamentos da Hyundai têm perfis diferentes. O New Tucson é um veterano entre as SUVs, e retorna às lojas brasileiras após ter a produção interrompida em 2022.

Quem também tem porte de SUV, mas na verdade é um crossover, é o Hyundai Kona, novidade no Brasil. O Kona já está em pré-venda, e chega ao país em duas versões: a híbrida e a 100% elétrica.

Por fim, outra novidade no mercado brasileiro é o Hyundai Ioniq, que tem a mesma mecânica do Kona Hybrid, mas é um sedã que deve chegar para disputar mercado com as versões híbridas do Toyota Corolla 2023.

1 – Hyundai Tucson 2023

O Tucson volta ao mercado brasileiro para competir com vários SUVs médios, já que este é um dos segmentos com mais opções de veículos no país.

Com um preço de R$ 229.990, os rivais que o New Tucson deve encontrar nesta disputa de mercado incluem modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Entre os detalhes já conhecidos sobre o novo Tucson, estão as manutenções do motor 1.6 turbo a gasolina e do câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.

Além disso, o visual do New Tucson não traz muitas novidades. Por outro lado, na parte interna há mudanças importantes, como o novo multimídia com tela flutuante de 9 polegadas e um novo quadro de instrumentos.

De acordo com os dados de consumo do Inmetro, o New Tucson faz médias de 10,6 km/l na cidade e de 12,2 km/l na estrada.

2 – Hyundai Kona tem dois lançamentos

Para os motoristas interessados em lançamentos híbridos e elétricos, a Hyundai traz três modelos para aumentar as opções disponíveis no mercado brasileiro. Dentre elas, estão duas versões do Hyundai Kona, uma híbrida e outra 100% elétrica.

Ambas as versões já estão em pré-venda, sendo que o Kona Hybrid custa R$ 209.990 e o Kona Electric R$ 289.990.

Com 4,20 metros de comprimento e 2,60 metros entre-eixos, o Kona é um crossover com tamanho de SUV compacto, com porte semelhante a modelos como o Volkswagen T-Cross.

No entanto, a versão híbrida deve competir com modelos como Toyota Corolla Cross Hybrid e Kia Niro, e a elétrica com carros como o Chevrolet Bolt e o Nissan Leaf.

No caso do Kona Hybrid, o modelo combina um motor elétrico a outra a gasolina. Combinados, eles entregam 141 cv de potência e até 27 mkgf de torque com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Em relação ao consumo, testes do Inmetro indicaram que o Kona Hybrid faz, em média, 17,4 km/l na estrada e até 19,6 km/l na cidade com gasolina.

Enquanto isso, o Kona Electric tem propulsor dianteiro com potência de 136 cv e até 40 mkgf de torque. Segundo o Inmetro, a autonomia total do Kona de motor elétrico é de 252 km.

3 – Hyundai Ioniq

Fechando a lista de lançamentos da Hyundai, temos o Ioniq, um sedã híbrido que deve disputar mercado com as versões híbridas do Corolla.

No entanto, o Ioniq chega ao Brasil custando mais caro que Corolla Altis Hybrid Premium, versão “topo de linha” do sedã da Toyota. Enquanto o preço do Corolla está em R$ 190.590, o Hyundai Ioniq custa R$ 199.990.

O Ioniq tem um motor 1.6 aspirado a gasolina que atua em conjunto com um propulsor elétrico. Combinados, os dois motores geram 141 cv de potência e torque de até 27 mkgf.

Por fim, em relação ao consumo, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro indica que o Ioniq faz 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada.

Você também pode gostar de ler
Comparativo – Nissan Sentra 2023 e Toyota Corolla 2023: qual o melhor sedã médio?

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.