LICENCIAMENTO 2022 Detran AP → Consulta, Tabela, Como Pagar
O licenciamento é um procedimento obrigatório que tem como objetivo regularizar a situação do veículo e renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Aqui, damos todas as informações que você precisa saber sobre o licenciamento 2022 Detran AP, incluindo consulta, tabela e pagamentos. Confira!
Como consultar licenciamento 2022 Detran AP
A consulta é feita no site do Detran Amapá e possibilita verificar se há taxa em aberto e se a situação do veículo está regular. Confira um passo a passo para consulta:
- Acesse o site do Detran AP;
- Clique em “veículo”;
- Selecione “consulta de veículos”
- Informe a placa e Renavam;
- Selecione a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”.
O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um código que está no CRLV, especificamente em seu canto superior. Caso não informe a placa e Renavam, não será possível efetuar a consulta.
Como emitir 2ª via do licenciamento AP 2022
A emissão da segunda via da taxa de licenciamento AP 2022 é online no site do Detran. A seguir, apresentamos um passo a passo para gerar o novo boleto:
- Acesse o serviço de consulta Detran;
- Informe a placa e o Renavam do veículo;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”;
- Selecione taxas em aberto e o licenciamento;
- Imprima o boleto ou salve o documento em seu dispositivo.
Tabela de licenciamento Detran AP 2022
O Detran AP não trabalha com uma tabela com várias datas de pagamento para o licenciamento, mas sim com um período específico no qual o proprietário do veículo deve quitar a dívida.
Normalmente, esse período vai de março a agosto, mas em 2021, por exemplo, a cobrança foi alterada de junho a novembro, devido à pandemia de covid-19. Portanto, é sempre importante verificar os prazos oficiais no site do Detran AP para não perder datas.
O licenciamento pode ser pago junto ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mas, não dá para parcelar o valor da taxa, a exemplo do que acontece com o imposto.
Caso opte por pagar IPVA e licenciamento em cota única (à vista), o Detran do estado garante um desconto de 20% em cima das duas taxas, sendo uma opção interessante para economizar.
Como pagar o licenciamento do Amapá
A taxa de licenciamento pode ser paga em qualquer instituição financeira da rede bancária. É possível pagar pessoalmente, mas neste caso é preciso ter o boleto impresso.
Caso prefira ter maior praticidade no pagamento, dá para quitar a taxa por internet banking e aplicativo do banco no qual possui conta. Para isso, basta informar o código de barras do boleto.
O que impede o licenciamento?
Tentou fazer o licenciamento, mas não conseguiu? Isto acontece quando há dívidas inerentes ao veículo em aberto, como multas, IPVA e seguro DPVAT.
Para solucionar essa situação, recomenda-se quitar as dívidas e somente depois tentar fazer o novo licenciamento. Espere o prazo de cinco dias úteis para que o sistema do Detran reconheça o pagamento das taxas.
Como emitir o CRLV Digital
Trata-se da versão digital do CRLV, que é um documento de porte obrigatório. O motorista pode utilizar a versão digital exatamente da mesma forma que a impressa, porque ambas têm a mesma validade.
Mas, como obter o CRLV Digital? Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A seguir, apresentamos um passo a passo para gerar o documento e tê-lo em seu celular:
- Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu celular;
- Faça login ou crie um cadastro no sistema gov.br;
- Cadastre seus documentos no aplicativo;
- Acesse “veículo”, no menu principal, e selecione CRLV.
O que acontece se não pagar o licenciamento?
Quando não paga a taxa de licenciamento, a situação do veículo se torna irregular e o CRLV vence. Portanto, não dá mais para circular com o automóvel.
Caso insista em circular e seja flagrado por um agente de trânsito, o motorista será multado em aproximadamente R$ 300,00 e acumulará 7 pontos na carteira de habilitação.
Além disso, há o risco de ter o veículo apreendido, o que demanda ainda mais gastos para solucionar a questão e reaver o automóvel, uma vez que é preciso pagar as taxas em aberto e outras cobradas pelo Detran.