MEI é o modelo favorito de negócio entre brasileiros e ocupa posição de destaque em pesquisa

Uma pesquisa sobre o número de empresas no Brasil revela que o MEI é a principal categoria de negócios do país.

O boletim “Mapa de Empresas” divulgado no último dia 8 de junho revela que 7 em cada 10 empresas ativas no Brasil são MEIs. Segundo a pesquisa, a categoria “MEI” representa 68,6% dos negócios do país.

Os dados são da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e revelam que o Brasil fechou os quatro primeiros meses do ano com 13.489.017 MEIs.

Publicidade

Publicidade

Já em relação ao total de empresas ativas no país, considerando todas as categorias, o número chega a 19.373.257.

O que a pesquisa diz sobre o MEI

MEI é o modelo favorito de negócio entre brasileiros e ocupa posição de destaque em pesquisa
Pesquisa mostra que empresas MEI são maioria no Brasil. Foto: Canva

Ainda de acordo com o boletim, foram abertas 1.114.826 novas empresas MEI entre janeiro e abril. Conforme já mostramos aqui, a abertura de um MEI pode ser feita em poucos passos.

Em comparação aos quatro últimos meses do ano passado, o número representa um aumento de 14%. No entanto, quando se compara com a quantidade de MEIs abertos no mesmo período de 2021, há uma queda de 3,2%.

Publicidade

Publicidade

O que explica o aumento no número de MEIs?

Entre os principais motivos para o alto número de MEIs no Brasil, podemos citar as facilidades da categoria, o baixo custo de contribuição mensal para os microempreendedores e o acesso a benefícios do INSS, por exemplo.

Além disso, também contribui para o crescimento do MEI o alto índice de desemprego no Brasil, que empurra o trabalhador para o “empreendedorismo por necessidade”. Ou seja, quando o profissional precisa trabalhar por conta própria por não encontrar oportunidades no mercado de trabalho.

Outro fator que estimula este crescimento é o número de empresas que contrata trabalhadores sem carteira assinada. Nesse caso, o trabalhador atua como “prestador de serviços”, em regime de contratação via “Pessoa Jurídica”, o que diminui os custos para os contratantes.

Número de empresas por setor

Quando se considera todas as categorias de empresas, a pesquisa revela que o setor de serviços contem o maior número de negócio no Brasil, 48,9%.

Em seguida, aparecem o comércio com 32,6%, a indústria de transformação com 9,3% e a construção civil com 7,9%. Enquanto isso, agropecuária (0,7%), indústria extrativa mineral (0,1%) e outros setores (0,5%) têm os menores números.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário