Meu INSS fora do ar? Descubra como conseguir atendimento do INSS agora

Flavio Carvalho

07/03/2022

Está tentando usar os serviços do Meu INSS, mas a plataforma está fora do ar? Então, saiba que você pode conseguir atendimento e iniciar serviços em outros canais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Por meio desses canais é possível, por exemplo, esclarecer uma dúvida ou iniciar seu pedido de aposentadoria ou pensão por morte para posterior envio da documentação necessária.

Confira, aqui, quais são os canais de atendimento alternativos do INSS para quando a plataforma estiver fora do ar e saiba como utilizá-los!

O que é o Meu INSS?

Meu INSS fora do ar? Descubra como conseguir atendimento do INSS agora

Trata-se de uma plataforma de serviços online do INSS, que tem como finalidade simplificar o atendimento ao segurado, possibilitando realizá-lo pela internet.

Por meio do Meu INSS, o cidadão consegue ser atendido onde estiver e pode acompanhar o andamento de processos sem precisar ir a uma agência do órgão.

O acesso à plataforma é gratuito e pode ser feito a partir de qualquer dispositivo (celular, computador ou tablet), desde que esteja conectado à internet.

Além de estar disponível na versão site, o Meu INSS também tem um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou App Store.

Quais são os serviços do Meu INSS?

A lista inclui mais de 90 serviços realizados pelo INSS, com possibilidade de utilizá-los online, sem precisar sair de casa. Abaixo, você conhece quais são os principais e mais usados pelos segurados:

  • Pedido de benefício, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros;
  • Simulação da aposentadoria;
  • Emissão do extrato de contribuição (CNIS);
  • Consulta e acompanhamento de pedidos;
  • Cumprimento de exigência para andamento de pedido;
  • Agendamento de perícia;
  • Consulta de resultado de benefício por incapacidade;
  • Encaminhamento de laudos médicos;
  • Apresentação de recurso contra negativa do INSS;
  • Prova de vida;
  • Consulta de extrato de pagamento, de empréstimo e informações de benefício;
  • Calendário de pagamento.

Vale lembrar que a lista acima traz somente algumas das principais opções de serviços. Para verificar todos, acesse o Meu INSS. Na página inicial estão os mais requisitados. Caso não encontre o que precisa, utilize o campo de busca para identificar o serviço.

Canais de atendimento do INSS

Se o Meu INSS estiver fora do ar, você consegue atendimento por outros canais do órgão. A seguir, conheça quais são estes canais alternativos:

Telefone 135

A central de atendimento telefônico 135 está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita se for feita a partir de um número de telefone fixo. Se for por um telefone celular, será cobrada.

Para agilizar o atendimento, tenha em mãos seu CPF, número do benefício ou do processo. Ao informar tais dados é mais rápido localizar informações no sistema.

Agências do INSS

De acordo com a Portaria 982, que foi publicada do Diário Oficial da União no início do mês de março de 2022, o atendimento presencial e espontâneo em agências do INSS passará a ser feito sem agendamento.

Vale lembrar que o agendamento foi instituído no início da pandemia de covid-19, para evitar aglomerações nos locais de atendimento e minimizar o risco de contaminação pela doença.

Segundo a portaria, o retorno ao serviço presencial será feito de maneira gradual e em forma de atendimento que não provoque filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Para saber mais sobre o atendimento presencial, recomenda-se fazer uma ligação para a central de atendimento no número 135. Inclusive, se seu caso puder ser solucionado por telefone, a equipe de atendimento já indica essa possibilidade e poupa a ida à agência.

Mas, atenção a um detalhe! O retorno ao atendimento presencial sem necessidade de agendamento prévio será válido somente para alguns serviços. Veja, a seguir, quais são:

  • Agendamento de serviços, como perícias médicas;
  • Atendimento jurídico;
  • Emissão de senha para o portal Gov.br;
  • Orientação para os segurados sobre benefícios.

Para ser atendido em uma agência do INSS sem agendamento é preciso ter mais de 16 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto. Se não tiver, a certidão de nascimento é suficiente.

Caso só tenha documentos de identificação na versão digital, também é possível apresentá-los, pois possuem a mesma validade que os físicos. Se for representante legal ou procurador do segurado, deverá apresentar a procuração ou documentação que comprove este fato para ser atendido.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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