Como criar uma conta Gov.br – passo a passo completo!

Como criar uma conta Gov.br - passo a passo completo

O Gov.br é um portal do governo federal que disponibiliza serviços online e concentra informações sobre o cidadão. Para acessá-lo, é preciso ter uma conta e senha registrada no cadastro inicial.

A conta é uma identificação que comprova em meios digitais que você é realmente quem diz ser. Então, pode realizar serviços públicos online, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento.

Publicidade

Publicidade

A criação da conta Gov.br é gratuita e está disponível para todos os brasileiros. Aqui, você confere um passo a passo de como fazer a sua. Acompanhe!

Para que serve a conta Gov.br?

Como criar uma conta Gov.br - passo a passo completo

A conta tem como finalidade identificar o cidadão no portal Gov.br, liberando o acesso a diversos serviços públicos. Sua conta pode ser utilizada, por exemplo, para acessar serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), bem como para se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Outra opção de uso é para consultar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho Digital, solicitar seguro-desemprego e aposentadorias, entre outros serviços.

Publicidade

Publicidade

Quais são os níveis da conta Gov.br?

A conta Gov.br possui três níveis de segurança e acesso. A seguir, você descobre quais são eles e entende como funcionam:

Conta Bronze Gov.br

Trata-se de uma conta com login único para acessar serviços digitais menos sensíveis. O acesso a serviços pelo aplicativo Gov.br é parcial. Além disso, é uma conta com nível básico de segurança, com liberação limitada a serviços.

A conta bronze permite o cadastro e validação de dados na Receita Federal, cadastro no INSS e atendimento online no órgão, bem como validação de dados no Denatran, entre outros serviços.

Conta Prata Gov.br

A conta Prata é de login único para a maioria dos serviços digitais. No app Gov.br, o cidadão tem acesso completo a todas as funcionalidades da plataforma.

Esta é uma conta com nível de segurança alto, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.

Quem tem conta prata pode fazer validação facial pelo aplicativo no Denatran, validação de dados via internet banking de um banco credenciado, bem como validação de dados de funcionários públicos.

Conta Ouro Gov.br

Publicidade

Publicidade

Opção de conta com login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso. No aplicativo Gov.br, o acesso também é completo.

A conta possui nível de segurança máximo, que é exigido principalmente em serviços mais sensíveis e que exigem mais cuidado com dados pessoais.

Bons exemplos de serviços que demandam conta Ouro são a validação facial pelo aplicativo Gov.br para conferência de foto nas bases da Justiça Eleitoral e validação de dados com certificado digital compatível com ICP-Brasil.

Como criar uma conta Gov.br?

A criação da conta Gov.br é mais simples do que muitos pensam! A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe guiar nessa tarefa:

  1. Acesse a plataforma Gov.br;
  2. Informe seu CPF no campo indicado e clique em “continuar”;
  3. Selecione “criar conta gov.br”;
  4. Preencha os formulários de cadastro;
  5. Registre uma senha de acesso;
  6. Finalize a criação da conta.
Publicidade

Pronto! Agora você já pode informar seu CPF e senha recém-cadastrada para acessar o portal e serviços online. Ao cadastrar sua senha, tenha o cuidado de registrar uma que seja simples de ser lembrada por você, mas difícil de ser adivinhada por terceiros.

Publicidade

Uma alternativa ao site é o aplicativo Gov.br, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou App Store. O passo a passo acima é praticamente o mesmo no app, portanto, basta segui-lo para criar sua conta.

Como subir minha conta Gov.br para os níveis Prata e Ouro?

Quando o usuário cria sua conta Gov.br, ela é classificada automaticamente como conta Bronze. Para ter acesso a todos os serviços, é preciso subir o nível para Prata ou Ouro.

Esse processo de alteração do nível é feito online no aplicativo Gov.br. Para isso, basta fazer login no app informando seu CPF e senha. Então, toque em “aumentar nível”, confirme a operação e siga as orientações dadas na tela.

Publicidade

Publicidade

Normalmente, o aplicativo solicita que capture uma selfie para reconhecimento facial. Mas, dependendo do serviço que deseja utilizar pode ser que precise encaminhar outras informações. A alteração de nível é rápida e gratuita, assim como o cadastro na plataforma.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar