Nota do Enem para universidades particulares: como funciona?

Nota do Enem para universidades particulares: como funciona? (Imagem: Element5 Digital/Unsplash)
Nota do Enem para universidades particulares: como funciona? (Imagem: Element5 Digital/Unsplash)

Fez recentemente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e quer saber como você pode usar sua nota no exame para ingressar em universidades particulares? Pois continue lendo esta matéria do No Detalhe e tire todas as suas dúvidas!

Como usar a nota do Enem para garantir uma vaga na universidade particular?

É possível usar a nota do Enem tanto para entrar diretamente em universidades particulares, dispensando a necessidade de prestar o vestibular da própria instituição, quanto para conseguir uma bolsa de estudos através do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Publicidade

Publicidade

A primeira opção varia de universidade para universidade, mas o método costuma ser o mesmo. Nesse caso, basta apresentar a nota do Enem e, caso ela atenda ao mínimo exigido pela universidade e pelo curso, você já pode automaticamente efetuar a matrícula. Caso o seu desempenho tenha sido muito bom, é possível até mesmo conseguir bolsas de estudo oferecidas diretamente pela instituição.

A segunda opção envolve a participação no ProUni, programa do governo que conecta estudantes que realizaram o Enem a instituições de ensino particulares. Nesse caso, é possível conseguir bolsas de 50% ou 100%, dependendo de fatores socioeconômicos (como renda, ter cursado o Ensino Médio em escola pública etc.) e também da nota do estudante (quanto maior a nota, maiores são as chances de conseguir a bolsa).

Para tentar diretamente uma vaga em universidades particulares usando a nota do Enem, você precisará consultar informações da própria universidade a respeito desse método de ingresso.

Publicidade

Publicidade

Caso você queira usar sua nota no Enem para participar do ProUni, confira esta matéria do No Detalhe explicando tudo o que você precisa saber sobre.

Cada universidade tem sua regra?

Para o ingresso na universidade via ProUni, as regras são sempre as mesmas, independente da instituição escolhida, já que o programa é regulamentado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação.

Por outro lado, caso você planeje ingressar com a nota do Enem através de um programa da própria universidade, é preciso se atentar às regras, aos critérios e às exigências da instituição.

Entretanto, para ambos os métodos, há alguns critérios que são sempre exigidos, como ter terminado o Ensino Médio (ou estar previsto para terminar antes do período de matrículas), ter feito uma das últimas edições do Enem, não ter zerado na redação e estar em dia com a justiça eleitoral, com o alistamento militar etc.

Além disso, algumas universidades privadas podem exigir uma nota mínima obtida no Enem por parte dos candidatos, especialmente em cursos mais concorridos, como Medicina, Direito, Engenharia Civil etc.

Quais outros usos da nota do Enem mais comuns?

Nota do Enem para universidades particulares: como funciona? (Imagem: Element5 Digital/Unsplash)
Nota do Enem para universidades particulares: como funciona? (Imagem: Element5 Digital/Unsplash)

Além desses dois métodos citados acima, há outras formas de se usar a nota do Enem. Confira a seguir as principais:

Alexandre PeresEditor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
Veja mais ›
Fechar