Morte da Rainha vai causar MUDANÇA NA MOEDA do Reino Unido
Entenda como a morte da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8) vai causar mudanças na moeda do Reino Unido e de outros países.
Nesta quinta-feira, 8 de setembro de 2022, morreu aos 96 anos a Rainha Elizabeth II, que ocupava o posto de Rainha do Reino Unido desde 1952.
Além de mudanças relacionadas ao posto (quem assume o cargo será seu filho, Rei Charles III) e ao hino nacional, que passará a dizer “Deus Salve o Rei”, a moeda do Reino Unido também passará por mudanças em breve.
Entenda a seguir que mudanças são essas e saiba mais detalhes sobre o falecimento da Rainha Elizabeth.
Moedas do Reino Unido vão mudar após morte da Rainha
Atualmente, as cédulas do dinheiro britânico exibem o rosto da Rainha Elizabeth II. Agora que a monarca faleceu, as cédulas vão sair de circulação e passar a ter o rosto de Charles Philip Arthur George, nascido em 14 de novembro de 1948 e atual Rei da Inglaterra.
As cédulas com o rosto de Elizabeth II continuarão em circulação por algum tempo e terão valor legal, mas o Banco da Inglaterra já começou o processo de transição, que inclui a retirada gradativa das antigas. Porém, as novas notas só serão anunciadas depois que o período de luto tiver passado.
Outra mudança parecida acontecerá nos selos, que também carregam o rosto da rainha e precisarão ser substituídos em breve.
Lembrando que cédulas e moedas com o rosto Rainha Elizabeth II não estão em circulação apenas no Reino Unido: elas também estão presentes em países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que fazem parte dos chamados “Reinos da Comunidade de Nações”, países que no passado foram colonizados pela Inglaterra e que até hoje aceitam o monarca do Reino Unido como chefe de estado (embora ele não tenha interferência direta na política desses países, que são independentes e autônomos), e também vão ser trocadas.
Além das moedas e dos selos, passaportes e uniformes policiais e militares também precisarão passar por alterações.
Sobre a morte da Rainha Elizabeth II
O anúncio do falecimento da Rainha Elizabeth II aconteceu nesta quinta-feira (8), após horas de incerteza por conta de rumores sobre a saúde frágil da monarca. Ela estava sob cuidados no Castelo de Balmoral, localizado na Escócia (que faz parte do Reino Unido), acompanhada por parentes e médicos.
Pelo Twitter, a Casa Real Britânica fez a seguinte declaração: “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã“.
Elizabeth II comandou a coroa britânica por 70 anos, sendo a segunda monarca a ocupar o cargo por mais tempo (atrás apenas de Luís XIV, que reinou por 72 anos e 110 dias). Ao todo, ela viu passar 15 primeiros-ministros pelo comando da Inglaterra, desde Winston Churchill até Liz Truss.
Você também pode gostar de ler:
Álbum da Copa: Panini é alvo do Procon por FIGURINHAS RARAS