Município do Rio lança cartão digital para pagar transporte público!

Município do Rio lança cartão digital para pagar transporte público! (1)
Fonte/Reprodução: original

Para facilitar a vida de quem depende do transporte público no dia a dia, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou o método de pagamento de passagens através do celular. Isso será possível por meio do novo aplicativo Cartão Digital-Válida, desenvolvido pela RioCard.

Como funciona esse cartão digital para pagar transporte público?

O cartão digital para pagar transporte público no município do Rio de Janeiro funcionará por meio de aproximação de um celular em aparelhos de recepção. O pagamento é feito por meio de troca de informações que a tecnologia NPC é responsável.

Publicidade

Publicidade

Deste modo, cartões e dinheiro não serão mais necessários na hora do pagamento, apenas o dispositivo em mãos.

Município do Rio lança cartão digital para pagar transporte público! (2)
Fonte/Reprodução: original

Esse método é uma praticidade disponibilizada pela RioCard, pois como os aparelhos celulares estão presentes na vida de todos, é possível esquecer carteiras e cartões em casa, mas esquecer o celular é muito mais difícil. 

Como se inscrever para ter acesso ao cartão digital para pagar transporte público?

Para utilizar o método, o usuário precisa analisar seu aparelho celular para confirmar que nele existe a tecnologia NFC. Essa tecnologia é essencial para que suceda a transmissão de informações entre o celular e o equipamento de validação. Aparelhos iOS não poderão utilizar do método.

Publicidade

Publicidade

Após baixar o aplicativo, o usuário deverá informar seus dados pessoais para o cadastro criar uma senha. Em seguida, a criação de um PIN será realizada. Esse código ficará responsável de validar todas as compras.

Existem diversas possibilidades de pagamentos e uma delas será através do PIX. Após passar por todas as etapas do aplicativo, o cartão digital para pagar transporte público já estará ativo. 

Onde esse cartão digital é válido até agora?

Para conhecer todos os lugares que aceitam a nova modalidade de pagamento basta acessar o site oficial. Essa plataforma foi criada exclusivamente para tirar esse tipo de dúvida. 

Há também uma parceria entre a RioCard e a Moovit, com ela o cliente consegue saber quais veículos podem receber o sistema. Atualmente, o cartão digital já possibilita pagamentos por meio do aplicativo em todo o sistema de ônibus do Rio de Janeiro e em 45 linhas de Niterói.

Espera-se que até o primeiro semestre de 2022, o pagamento digital seja aceito em todo transporte público do município. 

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar