NÃO lave a carne antes de cozinhar por conta DESTES motivos

Confira esses importantes motivos por que não se deve lavar a carne antes de levá-la para cozinhar de jeito algum.


Para algumas pessoas, lavar a carne pode parecer um ato bastante comum. Mas existem bons motivos que especialistas apontam para evitar lavar este alimento antes de consumi-lo. Na matéria a seguir, você fica sabendo dos motivos por que não se deve lavar a carne antes de cozinhar.

Motivos por que você não deve lavar a carne antes de comer

Existem boas razões para não lavar a carne antes de comê-la. A seguir, você confere os motivos para não fazer isso.

Perda da suculência

Um motivo bastante plausível para não lavar a carne antes de prepará-la para comer é que ela acaba tendo seu sabor alterado e, como consequência, perde sua suculência natural.

No meio disso, vale dizer que a carne também fica com uma textura diferente ao ser lavada com água. Em geral, a carne costuma ser macia. Mas depois de entrar em contato com uma quantidade de água, excessiva ou não, acaba se tornando mais dura, sendo difícil de mastigar. Por isso, evite.

Perda de nutrientes

Um dos motivos por que a carne é um alimento tão consumido é que ela é rica em vitaminas diversas. Quando falamos em carne, falamos de fonte de vitamina B, e também de diversos sais minerais. No entanto, quando você lava este alimento, acaba desperdiçando essas vitaminas e sais e dessa forma a carne acaba perdendo boa parte dos benefícios que oferece aos seres humanos e de que eles tanto precisam para as atividades que exercem no dia a dia.

Inclusive, é por não consumir carne que vegetarianos, veganos e outros grupos que não se alimentam da carne vermelha acabam sofrendo com a falta de certas vitaminas, proteínas e de alguns nutrientes.

Se você come carne para garantir o consumo dos benefícios proteicos que ela oferece, então não deve lavá-la antes de consumi-la, seja frita, cozida ou assada.

Não serve para limpar a carne

Ao contrário do que muita gente pensa, ao invés de “limpar” a carne, a carne ajuda a aumentar a contaminação, caso haja. Isso porque a água não retira as bactérias, mas sim estimula sua proliferação.

Não é a mesma coisa que lavar frutas, verduras e legumes, que são alimentos que você realmente deve lavar antes de consumir. No caso destes, as bactérias se impregnam na superfície. Por isso, se você lava com água e sabão, ajuda a eliminar esses micro-organismos. Mas com a carne é diferente, pois, além da superfície, as bactérias tendem a se esconder na parte interna da carne.

Antes de comprar este tipo de alimento, é bom você procurar conferir sua procedência, se vem de um estabelecimento confiável ou não.

Portanto, não é uma ideia lavar a carne antes de cozinhá-la de jeito algum. Se a sua preocupação, na hora de lavar a carne, é fazer com que bactérias se retirem do alimento, é bom saber que o ato de cozinhar a carne é suficiente para resolver esse problema.

Impulsiona a proliferação de bactérias

O principal motivo para não optar por lavar a carne antes de consumi-la é bem simples. Como comentamos anteriormente, a água não limpa nada da carne. Ao invés de se livrar das bactérias, na verdade a água é um agente que contribui para o impulso da proliferação de bactérias que existem na carne, assim como proteínas.

Esse é um ótimo motivo para evitar a todo custo lavar a carne ou simplesmente deixar que ela entre em contato com a água. Até porque é interessante saber que a lavagem acaba por fazer com que nutrientes presentes neste alimento acabem se retirando.

De maneira resumida, a lavagem só faz com que uma possível contaminação se espalhe, percorrendo pelo próprio alimento e também pela bancada da cozinha, assim como por utensílios que eventualmente estejam próximos, como facas, tábua de cortar e mais. Tendo isso em vista, tome bastante cuidado.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.