Não me perturbe: como se cadastrar para não receber mais ligações de telemarketing
Você já conhece o sistema Não Me Perturbe? Veja como ele funciona e outras alternativas para bloquear ligações de telemarketing indesejadas
O serviço Não Me Perturbe tinha 9,55 milhões de cadastros no início deste ano. Ele permite que as chamadas de empresas de telemarketing, empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado sejam bloqueadas a partir de 30 dias da solicitação.
A plataforma entrou em operação em julho de 2019 e foi desenvolvida pelo próprio setor para melhorar a relação com os consumidores. De acordo com a Conexis Brasil Digital, a maioria dos números bloqueados está concentrada nos estados de:
- São Paulo, com 4,594 milhões de números;
- Minas Gerais, com 856 mil números;
- Paraná, com 844 mil números;
- Rio de Janeiro, com 587 mil números.
Como se cadastrar no Não Me Perturbe?
Veja o passo a passo para se cadastrar no Não me Perturbe:
- Acessar o site do Não Me Perturbe;
- Fazer o cadastro ou o login, caso já esteja cadastrado no site;
- Se o usuário estiver fazendo o cadastro pela primeira vez, ele deve realizar a validação do e-mail ou telefone de cadastro, depois do preenchimento do formulário;
- Na tela de bloqueio, coloque o seu número de telefone, marque as empresas as quais não deseja receber chamadas de telemarketing e clique em “Cadastrar telefone”;
- Imprima o comprovante da solicitação do bloqueio das ligações de telemarketing.
Quais empresas participam do Não Me Perturbe?
As empresas participantes são:
- Algar;
- Claro;
- Vivo;
- Tim;
- Sercomtel;
- Sky;
- Oi;
- Agibank;
- Sicoob;
- Banco Alfa;
- C6 Consig;
- Banco do Brasil;
- Banco Máxima;
- Banpará;
- Banrisul;
- Bradesco;
- Bradesco Financiamentos;
- BMG;
- Banco de Brasília (BRB);
- BV;
- Caixa;
- Celetem;
- CCB;
- Digio;
- Banco Daycoval;
- Facta Financeira;
- Banco Inter;
- Itaú;
- Itaú consignado;
- Mercantil do Brasil;
- Mercantil do Brasil Financeira;
- Banco Pan;
- Paraná Banco;
- Safra;
- Santander;
- Sicredi;
- Zema.
E se as ligações não pararem?
A plataforma Não Me Perturbe recomenda que, se a prestadora de serviços não assumir os compromissos de bloqueio e insistência de ligações, o consumidor utilize o formulário de contato no site, para notificar a ocorrência.
Em até cinco dias úteis, a empresa deve entrar em contato para responder a demanda. Ela pode ser notificada caso o descumprimento das medidas seja comprovado.
Para isso, é recomendado que o consumidor tenha o maior número de detalhes possível, como o telefone que fez as chamadas constantes, a data e horário da ligação.
As ligações de telemarketing podem ser consideradas abusivas em dois casos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:
- Quando uma pessoa é exposta ao ridículo ou ao constrangimento nas ligações, mesmo quando está inadimplente;
- Quando acontecem chamadas excessivas e em horários impróprios, pois elas invadem a tranquilidade e intimidade do consumidor.
Se isso continuar acontecendo, mesmo com os bloqueios por aplicativo ou pelas plataformas do Procon ou Não Me Perturbe, o consumidor pode entrar em contato com a empresa, registrar uma reclamação no Procon ou na Anatel e, se nada der certo, entrar com uma ação judicial contra o perturbador.
Prefixo 0303 para chamadas de telemarketing
Em março, começou a valer o prefixo 0303 para o serviço de telemarketing ativo de operadoras de telefonia móvel. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já para as operadores de fixo, a medida deve ser implementada até 8 de junho.
O código 0303 é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo – a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não – e as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara, no visor do aparelho do usuário, desse número.”, informa
De acordo com a Anatel, o benefício do prefixo é que o consumidor consiga identificar as chamadas de telemarketing, que normalmente, são indesejadas. Ainda sim, a agência reforço que, em muitos casos, as ligações são frutos de golpes e que o 0303 não resolverá esse problema.