Nota Fiscal é outra fonte de dinheiro esquecido que está pagando regularmente para brasileiros. Entenda

Você pode ter dinheiro disponível para saque no programa de Nota Fiscal e nem ao menos se lembra disso. Entenda como funciona!


O Banco Central lançou um site que permite que pessoas físicas e jurídicas consultem dinheiro esquecido em instituições financeiras, com a possibilidade de sacar esse valor.

O que poucos sabem é que existem outras fontes de dinheiro esquecido que podem lhe dar uma grana extra. Uma delas é a Nota Fiscal!

Aqui, você confere mais sobre o programa de Nota Fiscal, como funciona e como consultar e sacar eventuais saldos disponíveis em sua conta!

nota fiscal paulista

CPF na nota pode ser convertido em dinheiro. Entenda como funciona

Diferentes estados de todo o Brasil possuem um programa que dá parte dos créditos de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) de compras ao consumidor.

Funciona da seguinte forma: ao realizar uma compra, deve-se pedir para incluir seu CPF na nota fiscal. Parte do ICMS que o estabelecimento recolher com essa transação volta para você em forma de crédito. O valor será sempre proporcional ao da compra.

Cada compra pode gerar créditos, que você vai acumulando com o passar do tempo. Esses créditos podem ser utilizados de diferentes formas, sendo a mais comum a transferência para sua conta corrente.

De maneira geral, só é possível transferir o valor acumulado para contas da mesma titularidade do CPF. Portanto, não conseguirá transferir para terceiros.

Há, ainda, a possibilidade de usar o crédito para pagamento de taxas anuais obrigatórias, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Outra opção é a de doar seus créditos para uma ONG (Organização Não Governamental), com seleção e indicação diretamente no site do programa.

Cada estado e cidade pode ter seu programa

Um detalhe importante: não existe um programa de Nota Fiscal único válido para todo o Brasil, cada estado e cidade tem um específico.

Normalmente, não é obrigatório ter inscrição no programa, basta pedir para incluir seu CPF na nota no momento da compra. Mas, para usar o crédito, é obrigatório ter cadastro no site do programa.

Para saber se em seu estado ou município há um programa de nota fiscal com repasse de crédito, indica-se verificar o site do governo estadual, municipal ou da secretaria de finanças local.

Aproveite para conferir, também, as normas do programa, principalmente no que se refere ao uso do crédito acumulado.

Como consultar crédito de Nota Fiscal?

A consulta deve ser feita no site ou aplicativo do programa de seu estado ou município. Recomenda-se acessar um desses canais e fazer um cadastro informando seu CPF.

Na ocasião, será preciso registrar uma senha de acesso para consultar o saldo e utilizar o crédito. Escolha uma senha simples de ser lembrada por você, mas difícil de ser adivinhada por terceiros.

Isso significa escolher uma senha que não seja óbvia (como 12345), o número de seu documento ou data de nascimento. Ao tomar esse cuidado, é possível evitar golpes envolvendo os créditos de nota fiscal.

Caso tenha algum saldo disponível e queira utilizá-lo, basta acessar essa função no site ou aplicativo do programa. Então, informe uma conta para transferência ou escolha outras formas de uso.

Participação em sorteios da Nota Fiscal

Além de conceder créditos para os contribuintes, os programas também possibilitam que participem de sorteios com prêmios em dinheiro. Cada estado e município realiza sorteios específicos, portanto, deve-se conferir as regras e prêmios diretamente no site do programa.

Mas, de maneira geral, funciona da seguinte forma: você precisa registrar seu interesse nos sorteios com prêmios em dinheiro, o que é feito no site do programa.

As compras realizadas em um determinado período geram cupons ou números da sorte, com os quais você concorrerá aos prêmios. Normalmente, os programas fazem sorteios mensais e anuais.

Dicas para ganhar dinheiro de volta com Nota Fiscal

Há dicas que lhe ajudam a ganhar dinheiro de volta com o programa de Nota Fiscal. Confira, aqui, quais são:

  • Sempre peça seu CPF na nota ao realizar uma compra. Nem toda compra gera créditos, mas ela entra na conta para sorteios de prêmios em dinheiro, portanto, vale a pena pedir sempre;
  • Há estabelecimentos que normalmente lhe ajudam a arrecadar mais créditos, como supermercados, restaurantes, lanchonetes, bares, óticas, lojas de móveis, entre outros. Isso ocorre porque pagam ICMS sobre vários produtos e porque nesses locais o valor da compra costuma ser elevado;
  • Participe de sorteios, pois eles aumentam suas chances de ganhar créditos.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.