Enel faz feirão para parcelamento de dívidas na conta de luz em São Paulo

Flavio Carvalho

24/06/2021

Está com a conta de luz atrasada? Então, há uma boa notícia: a Enel Distribuição São Paulo, concessionária presente em 24 municípios da Grande São Paulo, realizará cinco feirões para renegociação e parcelamento de dívidas.

Os feirões começarão neste sábado, dia 26 de junho, e vão até julho. Aqui, damos mais detalhes sobre os eventos, o que fazer para participar deles e obter melhores condições para quitar contas de luz em aberto. Confira!

conta de luz são paulo

Imagem: Divulgação/Enel

Como participar do feirão da Enel em São Paulo

Os feirões da Enel acontecerão em dois locais em São Paulo, sendo que o primeiro deles será no dia 26 de junho, das 8h às 17h, no CEU Feitiço da Vila, na rua Feitiço da Vila, 399, Chácara Santa Maria, na zona sul da capital.

O segundo feirão acontecerá no dia 3 de julho no CEU Jaguaré, na avenida Kenkiti Simomoto, número 17. Já o terceiro feirão ocorrerá em 17 de julho, no CEU Lajeado, localizado na rua Manuel da Mota Coutinho, 293.

A Enel ainda fará mais dois feirões, mas o endereço ainda não foi confirmado. Para saber exatamente onde ocorrerá, entre em contato com a distribuidora de energia elétrica para obter a informação.

Mas, como participar do feirão de renegociação e parcelamento de dívidas da Enel São Paulo? Simples: basta realizar um agendamento de dia e horário de atendimento no site da empresa, conforme passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site Enel;
  2. Selecione “agendar atendimento para o feirão”;
  3. Clique em “fique em dia Enel”;
  4. Preencha o formulário com dados pessoais e da instalação de luz (pode ser obtida na conta);
  5. Selecione “agendar atendimento presencial”;
  6. Siga demais orientações dadas na página e finalize o agendamento.

O agendamento, bem como renegociação ou parcelamento da dívida, só pode ser solicitado pelo titular da conta. Caso não possa comparecer, é possível passar uma procuração para terceiro, desde que tenha reconhecimento de firma.

O titular ou terceiro com procuração deve comparecer no dia e hora do atendimento agendado. Sua senha será chamada três vezes, no máximo. Se não houver confirmação de presença, será cancelada imediatamente.

Caso não consiga comparecer no dia e horário agendados, é possível cancelar a senha por meio de link que será enviado ao e-mail do titular da conta.

Documentos para participação no feirão Enel SP

Se for pessoa física, terá de apresentar CPF e documento de identificação oficial com foto (RG). Demais documentos poderão ser solicitados presencialmente, como uma conta de luz para confirmar o número da instalação.

Para pessoas jurídicas, deve-se apresentar o cartão de CNPJ, contrato social, estatuto e assembleia, CPF e RG do responsável que assina o contrato. De acordo com a Enel, não pode existir débito vencido no CNPJ do solicitante.

Opções para parcelamento de dívida na fatura de energia elétrica

A Enel oferecerá diferentes opções de renegociação e parcelamento da dívida de conta de luz. Veja, a seguir, quais são as alternativas disponíveis:

Contas com atraso acima de 180 dias

Neste caso, os clientes terão desconto de 40% no valor original das faturas, com possibilidade de parcelar o novo valor da dívida em até seis vezes, considerando entrada e mais cinco parcelas.

Clientes baixa renda

Os clientes que estejam cadastrados como baixa renda poderão parcelar sua dívida em até 12 vezes com juros, sendo uma parcela de entrada e mais 11 parcelas consecutivas. Neste caso, não há desconto.

Demais clientes em débito

Os demais clientes que estejam com conta de luz em aberto, sejam eles baixa renda ou não, poderão parcelar o débito em até 10 vezes (uma entrada e mais nove parcelas). Também não há desconto no valor da dívida nesta opção.

Os valores acordados na renegociação serão cobrados na própria fatura de energia elétrica, portanto, não estranhe o valor um pouco maior nos próximos meses.

Serviços extras do feirão Enel SP

Além de poder renegociar e parcelar dívidas com a Enel, os clientes também poderão aproveitar o feirão para realizar serviços pessoalmente, como transferência de titularidade, pedido de religação, cadastro de unidade consumidora como pertencente à família de baixa renda, bem como esclarecimento de dúvidas sobre faturas.

Quanto tempo de atraso leva ao corte de energia?

A distribuidora pode fazer o corte com somente uma conta em atraso, mas precisa comunicar o consumidor sobre a suspensão do serviço com 15 dias de antecedência. A partir do comunicado, pode realizar o corte em até 90 dias. Depois disso, não poderá fazê-lo.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.