IPVA 2021 PR: Pagamento do imposto é retomado a partir de quinta-feira (22/4)

trânsito no paraná
Foto: José Vernando Ogura/AEN

Proprietários de veículos no Paraná voltam a pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) PR 2021 a partir da próxima quinta-feira (22/04), quando começa o calendário de vencimentos da terceira parcela. O cronograma segue até o dia 28 de abril, seguindo de acordo com o número final das placas.

Em março, os contribuintes paranaenses ganharam uma folga no pagamento do IPVA PR 2021 devido ao aumento nos números de casos e mortes por Covid-19 no estado. Por conta disso, a Secretaria da Fazenda permitiu que os proprietários de veículos tivessem um mês a mais para o vencimento das parcelas restantes.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, o prazo para pagar as últimas três cotas do imposto aumentou em 30 dias. A terceira parcela deveria se paga em março e ficou para este final de abril, enquanto a quarta foi adiada para maio e a quinta para junho.

trânsito no paraná
Foto: José Vernando Ogura/AEN

Com o adiamento do IPVA PR 2021, a Secretaria da Fazenda buscou oferecer ao contribuinte a chance de manter em dia sua obrigações tributárias com o Estado. A medida levou em conta o Decreto nº 4.319/2020, que declarou estado de calamidade pública no Paraná, e as restrições para enfrentamento da emergência de saúde pública.

Com isso, os proprietários de veículos paranaenses tiveram um tempo maior para quitar o imposto, enquanto outros estados já cobraram todo o valor do IPVA 2021.

Publicidade

Publicidade

A medida não causa perda de receita para o Estado, apenas muda as datas de vencimento para quem optou por parcelar o IPVA PR 2021. Entretanto, os outros critérios previstos na legislação permanecem os mesmos, o que inclui questões como acréscimos financeiros e quantidade de parcelas.

Veja também: Auxílio Emergencial Paraná – Governo cria PL para beneficiar MEIs e microempresas

Calendário atualizado do IPVA PR 2021

Normalmente, os paranaenses podem parcelar o IPVA em até três vezes. No entanto, no último mês de dezembro a Secretaria da Fazenda autorizou o pagamento do imposto em até cinco parcelas mensais em 2021.

Assim como o adiamento das últimas três cotas do IPVA anunciado em março, essa medida tem o objetivo de facilitar a vida do contribuinte. Afinal, a pandemia do novo coronavírus trouxe diversas dificuldades financeiras para muitos paranaenses.

Com as duas primeiras cotas já foram pagas, o calendário atualizado com as três parcelas restantes ficou da seguinte maneira:

  • Placas com final 1 e 2 – 22/04, 18/05 e 21/06;
  • Placas com final 3 e 4 – 23/04, 19/05 e 22/06;
  • Placas com final 5 e 6 – 26/04, 20/05 e 23/06;
  • Placas com final 7 e 8 – 27/04, 21/05 e 24/06;
  • Placas com final 9 e 0 – 28/04, 24/05 e 25/06.

Como é possível perceber pelo cronograma acima, os vencimentos sempre ficam agendados para dias úteis.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Energia elétrica no Paraná – Tarifa da Copel pode subir 10% nesse ano, de acordo com Aneel

Como pagar as parcelas restantes?

Como os contribuintes não recebem o boleto para pagamento do IPVA em casa, nem qualquer outra correspondência nesse sentido, há duas formas de quitar as últimas três parcelas do imposto.

A primeira delas é emitindo uma guia de pagamento por meio do site. Para consultar as taxas em aberto e gerar boleto neste site, é preciso ter em mãos o número do Renavam do veículo. Vale lembrar que este código está disponível no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

No site, basta digitar o Renavam, informar a data para o pagamento do imposto, digitar os caracteres da imagem de controle e clicar em “Consultar”.

Publicidade

A guia deve ser paga em um dos sete bancos credenciados: Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil, Sicredi, Bancoop e Banco Rendimento.

Publicidade

A outra forma de pagar o IPVA PR 2021 é informando o Renavam do veículo diretamente nos bancos credenciados. Para isso, basta se direcionar ao caixa ou canal de atendimento de uma das instituições mencionadas acima e apresentar o número do Renavam.

Vale lembrar que o pagamento do IPVA PR 2021 é obrigatório para quase todos os veículos com até 20 anos de fabricação. O proprietário que não quitar o imposto não consegue emitir o certificado de licenciamento anual do veículo pelo Detran-PR, e sem a renovação deste documento o veículo roda de maneira irregular.

Fonte: Agências de Notícias do Paraná.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar