Onde fica o Código de Segurança do CRV?

Onde fica o Código de Segurança do CRV?

O CRV é um dos documentos mais importantes de um veículo e nele constam informações relacionadas às características físicas do automóvel, entre outras mais. Entre essas informações, está o Código de Segurança do CRV.

Esse código permite ao motorista fazer diferentes consultas a respeito do veículo.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você fica sabendo o que é o CRV, o que é o Código de Segurança do CRV, onde fica o Código de Segurança do CRV e mais. Confira!

O que é o CRV?

Onde fica o Código de Segurança do CRV?
Entenda o que é o CRV, onde fica o Código de Segurança do CRV, o que é este código, as diferenças entre CRV e CRLV e mais! (Imagem: Pexels/Divulgação)

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) corresponde ao antigo Documento Único de Transferência (DUT). Ele é considerado uma espécie de recibo de compra e venda de um determinado veículo.

O motorista não é obrigado a portar o CRV, porém deve mantê-lo devidamente guardado em casa para que o documento se mantenha conservado. No dia em que o proprietário decide passar o veículo adiante, ele deverá ter em mãos o CRV, que deverá ser autenticado em cartório com o nome e assinatura do antigo e do novo dono do automóvel.

Publicidade

Publicidade

De modo geral, o CRV é um documento que comprova a propriedade de um veículo e também a identidade dele. Nesse documento, é possível encontrar diversas informações sobre o veículo, como cor, placa, ano de fabricação, modelo, entre outras mais.

Onde fica o Código de Segurança do CRV?

O Código de Segurança costuma ficar localizado na área superior direita do CRV. Ele é composto de 11 dígitos, estando situado logo abaixo do número do CRV. O código de segurança não costuma ser solicitado para acessar o portal do Detran de um determinado estado, nem mesmo para acessar aplicativos credenciados do departamento.

Afinal, o que é o Código de Segurança do CRV?

O código de segurança do CRV é um número presente no documento de transferência do veículo (CRV) que funciona como uma espécie de senha ao proprietário. Os motoristas devem estar cientes de que o código de segurança é diferente do Renavam, que é o número de identificação do veículo, podendo ser comparado ao RG dos cidadãos, e que está presente no CRLV.

O CRV e o CRLV são o mesmo documento?

É importante saber que o CRV é um documento diferente do CRLV. Como comentamos anteriormente, o CRV é tido como um recibo de compra e venda de um determinado veículo e comprova a propriedade sobre ele.

Já o CRLV é o do documento de licenciamento anual. Por sua vez, o CRLV tem a função de comprovar que um determinado veículo está com a situação regularizada, de modo que seja possível transitar pelo território nacional com ele.

Ainda é importante considerar que o CRV não tem um prazo de validade. Ele só deve ser atualizado quando o proprietário resolve transferir o veículo para outra pessoa. Afinal, também é um comprovante de transferência.

Publicidade

Publicidade

No caso do CRLV, ele precisa ser atualizado todos os anos, com base no pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo). Os motoristas que são donos de um ou mais automóveis precisam fazer sua contribuição para poderem circular livremente com seus veículos. Para isso, devem tomar conhecimento a respeito das formas de pagamento e também do calendário completo de pagamentos do IPVA.

Diferente do CRLV, o motorista não precisa portar o CRV. O porte do CRLV é obrigatório, conforme prevê o CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Uma alternativa para os motoristas é ter o CRLV digital instalado no celular, por meio do aplicativo do Detran do estado.

Veja também: Dilma chama Temer de golpista; ex-presidente rebate: “não merece resposta”

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar