Nova CNH entra em circulação em junho; descubra o que muda

Novo padrão de CNH entrará em vigor a partir do mês de junho. Saiba o que deve mudar e quem deve solicitar o novo documento.

A partir do mês de junho, um novo modelo de documento estará entrando em circulação. O documento em questão é a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seguindo a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sancionada em dezembro do ano passado.

Entre as principais ideias por trás do novo modelo, está a adoção de padrões de segurança contra falsificações.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo o que muda na nova CNH, quando começa a valer a nova CNH e quem deve solicitar novo documento. Confira!

O que muda na nova CNH?

Nova CNH entra em circulação em junho; descubra o que muda
Novo padrão de CNH entrará em vigor a partir do mês de junho. Saiba o que deve mudar e quem deve solicitar o novo documento. (Imagem: Divulgação/Contran)

O novo modelo de CNH é ainda mais próximo do padrão internacional que o modelo anterior. Isso porque o novo documento terá identificação impressa em três idiomas: português, inglês e francês.

Além disso, o novo documento irá contar com a adoção de padrões de segurança contra falsificações, como é o caso do uso de tinta que brilha no escuro, holograma,  impressão reativa a luz ultravioleta e outras situações de falsificação.

Publicidade

Publicidade

De modo geral, o documento da CNH passará a ter um visual novo. As cores verde e amarelo irão predominar no novo modelo e a assinatura do condutor irá constar logo abaixo da foto. Também, esse documento contará com um quadro com silhuetas de veículos, indicando as categorias para as quais cada motorista está habilitado marcadas nesse quadro.

Outra novidade é que, abaixo da tabela de categorias, haverá o quadro de observações, para informar eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada. Nesse novo documento também haverá a informação sobre a CNH ser temporária (concedida a novos motoristas), sendo identificada com a letra ‘P’ no canto superior direito, ou sobre ser definitiva, sendo identificada com a letra ‘D’.

Essa informação não aparece no modelo atual do documento. Consta apenas a data de validade da CNH.

Em relação ao QRCode, que atualmente se encontra no verso do documento, isso não irá mudar no novo modelo de CNH. Sendo assim, ainda será possível acessar a Carteira Digital de Trânsito (CDT) pelo aplicativo da carteira digital.

Convém comentar que a validade do novo documento será a mesma do documento no formato atual. Ou seja, a validade do documento continuará sendo de 10 anos para quem tem até 50 anos de idade. Outros fatores relacionados com a habilitação, como é o caso do limite de pontos, também não irão mudar para quem tiver a nova habilitação.

Quando começa a valer a nova CNH?

A nova CNH irá começar a valer a partir do primeiro dia do mês de junho deste ano. Sendo assim, quem tirar a carteira de habilitação após o dia 1 de junho já irá receber o documento no novo modelo.

Quem deve solicitar a nova CNH?

Publicidade

Publicidade

Para quem se preocupa em saber se será obrigatório mudar o documento da CNH, substituindo o atual documento pelo que entrará em circulação a partir do mês de junho deste ano, não haverá necessidade de fazer a troca.

Isso porque o modelo atual do documento continuará valendo e os motoristas já habilitados só irão fazer essa troca quando forem solicitar a renovação do documento ou, em outra instância, caso solicitem a segunda via do documento em caso de extravio ou necessidade de alteração de alguma informação constante (como adição de categoria, por exemplo) no documento.

Sabe-se que a nova CNH irá entrar em vigor em junho, mas ainda não existe um prazo limite para se usar o atual modelo do documento. O Governo ainda não estipulou uma data para que todos os motoristas estejam com o documento no novo formato.

No caso dos cidadãos que estão realizando ou realização o processo de habilitação a partir do mês de junho, quando tiverem de tirar o documento, irão recebê-lo no novo modelo.

Publicidade

Veja também: Empréstimo do Caixa Tem recusado? Pois conheça outras opções de Crédito Pessoal da Caixa!

Publicidade

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário