Novo saque do FGTS é liberado ainda esta semana; veja quem recebe

Novo saque do FGTS é liberado ainda esta semana; veja quem recebe
Saque-extraordinário do FGTS fica disponível para novo grupo a partir de sexta-feira. Foto: Shutterstock

A partir desta sexta-feira (01/07), a Caixa Econômica Federal irá liberar o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para um novo grupo de trabalhadores.

Com esta modalidade de saque do FGTS, o trabalhador pode sacar uma parte do seu saldo no fundo todos os anos. No entanto, a adesão requer cuidado, pois esta modalidade “retira” um direito importante de acesso ao fundo.

Publicidade

Publicidade

Confira no texto abaixo quem pode receber o saque-aniversário em julho e veja mais detalhes sobre como funciona esta modalidade.

Quem poderá fazer o saque-aniversário do FGTS em julho?

Novo saque do FGTS é liberado ainda esta semana; veja quem recebe
Saque-extraordinário do FGTS fica disponível para novo grupo a partir de sexta-feira. Foto: Shutterstock

Os pagamentos do saque-aniversário sempre são liberados a partir do mês de aniversário do trabalhador. Sendo assim, a partir de sexta-feira, trabalhadores nascidos em julho poderão retirar o valor que têm direito.

A parcela anual do saque-aniversário ficará disponível para os aniversariantes de julho até 30 de setembro. Afinal, as regras da modalidade preveem que o trabalhador tem três meses para sacar o dinheiro, a partir do 1º dia do mês de seu aniversário.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, trabalhadores nascidos em maio e junho também podem fazer o saque-aniversário em julho, desde que não ainda tenham retirado a parcela de 2022.

Como fazer o saque-aniversário do FGTS?

Os trabalhadores que desejam aderir ao saque-aniversário do FGTS precisam fazer isso até o final do seu mês de nascimento se desejam receber o valor no mesmo ano. Caso contrário, a parcela anual fica disponível apenas no ano seguinte.

Para aderir a esta modalidade, o trabalhador deve baixar o aplicativo oficial do FGTS, disponível para dispositivos  Android e iOS (Apple). Se preferir, também existe a opção de ir a uma agência Caixa para fazer a adesão.

Em caso de dúvidas sobre o saque-aniversário, confira todas as informações sobre a modalidade no site da Caixa, ou ligue para o número 0800 724 2019.

Vale a pena fazer a adesão?

Um dos pontos que mais chamam a atenção no saque-aniversário, é que ao aderir a esta modalidade, o trabalhador não poderá sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Além disso, se mudar de ideia e quiser voltar ao saque-rescisão, modalidade “padrão” do FGTS, a mudança demora dois anos para surtir efeito.

Publicidade

Publicidade

Por isso, é importante considerar suas opções e sua estabilidade no emprego antes de fazer a adesão ao saque-aniversário.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar