Nubank abre o capital e pode valer até US$ 70 bilhões
Confira todos os detalhes sobre a abertura de capital da Nubank na Bolsa de Valores. Entenda como ser sócio da empresa.
Depois de uma longa espera e rumores sobre a sua abertura de capital, a Nubank finalmente deu o passo necessário para ampliação de suas operações dando entrada nos pedidos de registro de IPO na Securities and Exchange Commission (SEC), nos Estados Unidos e na Comissão de Valores Imobiliários (CVM) no Brasil.
A abertura de capital do maior banco digital do mundo é visto com bons olhos por seus concorrentes, que esperam verificar os resultados da empreitada da fintech, afim de seguir com planos semelhantes. Entre os bancos digitais que estão na expectativa pela IPO, estão a Americana: Chame e Europeia: Revolute.
Qual é a expectativa com a abertura de capital?
Inicialmente a fintech esperava ter uma avaliação de cerca de U$ 100 bilhões, contudo, novos estudos reduziram essa perspectiva para um valor inferior que pode ficar entre 50 a U$ 70 bilhões, destes, a estimativa é que somente U$ 3 a 4 U$ bilhões sejam ofertadas na Bolsa de Valores.
Até o momento tais valores ainda são inconclusivos, tanto a Nubank, quanto a Bolsa Nyse, B3, não se manifestaram sobre tais informações, que seguem em sigilo, contudo, brevemente a Nubank deverá informar ao mercado os números e valores de oferta.
Porque escolheu fazer dupla listagem?
A estratégia da fintech foi abrir capital na bolsa americana Nyse simultaneamente com a oferta da BDRs na Bolsa Brasileira B3, ampliando assim o número de investidores na oferta inicial.
A estratégia é totalmente oposta ao que foi feito por outras empresas brasileiras. Ao abrir oferta de dupla listagem a Nubank proporciona aos potenciais interessados mais possibilidades de investir na Fintech.
A estratégia vai na contramão da estratégia adotada pela XP Investimentos. Há dois anos, a empresa abriu capital na Nasdaq, porém suas ações não puderam ser ofertadas aos seus clientes no Brasil. Tal restrição ocorreu devido à proibição de ofertas de BDRs no mercado brasileiro.
No entanto, recentemente a B3 permitiu que empresas pudessem ofertar BDRs a investidores locais, o que permitiu a XP investimentos preencher essa lacuna que restringia o investimento de seus clientes.
Nesse sentido, qualquer investidor, desde que tenha uma conta ativa em alguma corretora de ações, poderá comprar BDRs e fazer parte do vindouro grupo de investidores da Nubank.