NUBANK lidera reclamações por PROBLEMA GRAVE que pode zerar tua conta
O Nubank aparece na liderança de um ranking de reclamações do ReclameAqui envolvendo um risco que assusta muitos usuários de contas digitais.
Um levantamento recente da plataforma ReclameAqui mostrou que aumentaram as reclamações de invasão de contas bancárias no primeiro semestre de 2022, sendo que o líder deste ranking indigesto foi o Nubank.
O principal motivo para este crescimento é o aumento nos furtos e roubos de smartphones, que faz com que criminosos tenham acesso a contas bancárias de suas vítimas. Segundo o ReclameAqui, os bancos digitais são campeões em reclamações relacionadas a este tipo de situação.
Em alguns casos, criminosos podem tirar todo o dinheiro da sua conta via Pix, fazer compras online e empréstimos no nome do proprietário do celular roubado, dependendo do nível de segurança do aparelho.
Reclamações por invasão de contas do Nubank e outros bancos
De acordo com o levantamento do ReclameAqui, foram 299 reclamações de clientes do Nubank sobre invasão de conta no primeiro semestre do ano.
Depois do Nubank, aparecem o Mercado Pago em segundo lugar, com 270 reclamações, e o PicPay em terceiro, com 128. Juntas, as reclamações das três empresas representam mais da metade da soma de todas as outras (54%).
Além disso, de acordo com os usuários que relatam este tipo de situação, o problema não está só na invasão, em si, mas na demora para reverter o prejuízo ou conseguir uma resposta.
Segundo o relato de um cliente do Nubank de São Paulo, os criminosos conseguiram fazer uma compra de mais de R$ 2 mil no cartão virtual mesmo após ele ter ligado para o banco para informar a situação e pedir o bloqueio do aplicativo e cancelamento dos cartões.
Como se proteger contra invasão de conta bancária?
Nenhum banco está imune a ação de ladrões de celular, mas é possível tomar algumas medidas simples que ajudam a aumentar a proteção.
Uma das alternativas mais simples que podem ser úteis em caso de furtos é proteger o aplicativo do banco com senha, biometria ou reconhecimento facial. Porém, como há quadrilhas que se especializaram em burlar esses sistemas, é importante usar outros métodos, além desta proteção.
Por isso, vale a pena conferir outras medidas de segurança que podem ser úteis neste tipo de situação, como os citados nesta matéria do Valor Investe.