Pix Parcelado: quais bancos já oferecem essa modalidade de pagamento?

Apenas alguns bancos oferecem o Pix Parcelado. Saiba quais são as três instituições bancárias que têm a nova modalidade.

Uma novidade entre os métodos de pagamento é a nova modalidade Pix Parcelado, lançada pelo Banco Central. Agora, é possível parcelar o valor do Pix em até 24 vezes com cerca de 2% de juros ao mês.

O Banco Central, responsável pelo lançamento do Pix originalmente e também do Pix Parcelado, ainda não definiu os juros a serem cobrados no uso desta forma de pagamento. Sendo assim, os valores variam de instituição para instituição. Até o momento, apenas alguns bancos e fintechs estão oferecendo o novo método de pagamento.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo quais são as instituições bancárias que oferecem a nova funcionalidade Pix, como a nova modalidade de pagamento funciona em cada uma delas e quais os valores das taxas de juros. Confira!

1. Santander

Pix Parcelado: quais bancos já oferecem essa modalidade de pagamento?
Apenas alguns bancos oferecem o Pix Parcelado. Saiba quais são as três instituições bancárias que têm essa modalidade à disposição dos clientes. (Imagem: Pexels/Divulgação)

O Pix é uma forma instantânea de pagamento 100% digital e gratuita. Diante da praticidade que esse método oferece aos usuários, o Pix ganhou bastante força enquanto modalidade de pagamento desde que foi lançado, durante a pandemia do Covid-19, em outubro de 2020.

Vale comentar que o uso do Pix chegou a superar o número de transações com cartões de crédito e débito, além de substituir as modalidades mais tradicionais de transferência, como TED e DOC. Afinal de contas, o Pix conta com ótimas vantagens para o usuário.

Publicidade

Publicidade

O Pix Parcelado é uma forma de pagamento em que o usuário tem a possibilidade de parcelar uma transferência via Pix. Enquanto a pessoa que executa a transferência vai pagando as parcelas aos poucos por meio de débitos mensais automáticos, tendo a possibilidade de parcelar em até 24 meses, o destinatário do Pix Parcelado recebe o valor integral na mesma hora na sua conta.

O grande diferencial é que tudo isso é em feito sem a necessidade de ter um cartão de crédito para intermediar a operação.

Entre os bancos tradicionais, o único que liberou a função do Pix Parcelado até o momento foi o Banco Santander, que trabalha com parcelas a partir de R$ 5. A contratação de crédito deve ser realizada a partir do próprio aplicativo do banco, com juros de 3,09% ao mês.

2. Mercado Pago

Outra instituição financeira que já liberou a nova funcionalidade do Pix foi o Mercado Pago. No caso do Mercado Pago, o parcelamento do Pix só é válido para quem já tenha uma linha de crédito pré-aprovada dentro da instituição financeira, que tenha um valor igual ou maior do que a compra desejada.

O parcelamento do Pix Parcelado pode ser feito em até 12 vezes no Mercado Pago, com valor mínimo de R$ 15 por parcela.

3. PicPay

Também liberou a nova funcionalidade o PicPay. Para usar o novo método de pagamento, o cliente deve fazer uso da chamada carteira digital.

Publicidade

Publicidade

No caso do PicPay, o usuário tem à sua disposição para o Pix Parcelado o mesmo limite do cartão de crédito. Isso ajuda o usuário nos momentos em que ele deve fazer a transferência de um valor determinado, porém não possui dinheiro na conta.

Assim como no caso do Mercado Pago, o valor da transferência poderá ser parcelado em até 12 vezes, sendo transferido ao valor da fatura.

Embora o Pix Parcelado possa ser uma forma de pagamento bastante atrativa, é importante que os usuários estejam atentos ao acúmulo de dívidas. Essa é uma forma de pagamento que, segundo recomendações de especialistas, deve ter maior proveito em situações específicas e deve ser utilizada seguindo os mesmos critérios do uso de cartões de crédito.

Afinal de contas, ainda que não precise da intermediação de um cartão, esse tipo de transação tem como base a mesma ideia do cartão de crédito, que é uma das principais causas do endividamento de boa parte da população.

Publicidade

Veja também: Conheça os 10 brasileiros mais ricos do mundo de acordo com a Forbes

Publicidade

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário