Pix supera Cartão de Crédito em número de transações; 5 vantagens desse método de pagamento

Pix é a forma de pagamento mais utilizada, superando cartão de crédito e débito na realização de operações. Saiba os detalhes!

A modalidade de pagamento conhecida como Pix tem ganho grande adesão por parte da população brasileira. O número de transações via Pix é maior do que o número de transações com cartões de crédito ou débito.

Ao que tudo indica, a tendência é que esta modalidade continue crescendo entre os brasileiros, tendo em vista a praticidade e também a segurança que a ferramenta oferece.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo mais sobre o Pix ter superado o uso do cartão de crédito na realização de compras pela primeira vez e quais são as vantagens que tornam o Pix mais atraente enquanto forma de pagamento. Confira!

Pix supera Cartão de Crédito pela primeira vez

Pix supera Cartão de Crédito em número de transações; 5 vantagens desse método de pagamento
Pix é a forma de pagamento mais utilizada, superando cartão de crédito e débito na realização de operações. Saiba os detalhes! (Imagem: Reprodução/Internet)

Criado pelo Banco Central (BC) e lançado em novembro de 2020, o Pix é uma forma instantânea de pagamento. Ainda no quarto semestre do ano passado, o número de transações via Pix havia superado o de movimentações por meio de cartões de crédito ou de débito no país, indicando forte adesão à modalidade de pagamento.

Durante a pandemia do Covid-19, sem a possibilidade de sair de casa, muitas pessoas ficaram dependendo de movimentações financeiras no formato virtual. Desse modo, o Pix acabou se tornando crucial.

Publicidade

Publicidade

Dados do Banco Central revelam que as transações por meio de pagamento instantâneo somaram 3,89 bilhões nos últimos três meses do ano passado, uma alta de 34% sobre o trimestre anterior. Também houve crescimento no uso dos cartões, mas nada tão significativo. Foram 3,85 bilhões no débito (alta de 9%) e 3,73 bilhões no crédito (avanço de 12%). Os pré-pagos subiram 20%, para 1,92 bilhão de operações.

Devido à praticidade que esta modalidade de transação financeira garante aos usuários, o número de criminalidade envolvendo Pix é grande. São muitos os golpes e as fraudes que resultam nas vítimas realizando uma transferência via Pix.

Porém, tendo em vista a ocorrência frequente desses tipos de crime, diversas instituições bancárias têm investido em planos de Seguro Pix para oferecer aos clientes, como forma de garantir reembolso, caso caiam em golpes ou sejam ameaçados a fazer a transação.

Vantagens que tornam o Pix um método de pagamento atraente

A seguir, você fica por dentro das grandes vantagens oferecidas pelo Pix, que o tornam ainda mais atraente enquanto método de pagamento.

5 – Sem necessidade de andar com dinheiro

Como mencionamos anteriormente, a pandemia do Covid-19 mudou os hábitos financeiros dos brasileiros. Um deles é o saque de dinheiro, que é uma prática perigosa, tendo em vista o número de casos de sequestro relâmpago que costumam acontecer às portas do banco. Um dos benefícios do Pix é que o usuário evita andar com dinheiro no bolso.

4 – O dinheiro cai na hora

O Pix é conhecido por ser um método de pagamento que é 100% digital e instantâneo. Ou seja, o dinheiro é transferido em poucos passos e em questão de segundos já está disponível na conta do destinatário.

3 – Mais segurança para o usuário

Publicidade

Publicidade

Além de não precisar andar com dinheiro, ao usar o Pix, o usuário deve estar ciente de que está lidando com uma modalidade de pagamento que é totalmente criptografada, que são as mesmas usadas para a realização de outros métodos de pagamento, como TEDs e DOCs. Também é importante saber que as operações não são rastreáveis.

2 – Pagamento gratuito em qualquer hora e lugar

Uma das grandes vantagens do Pix é que não há necessidade de pagar pelo serviço, como acontece com TEDs e DOCs. Inclusive, também não existe horário específico para realizar pagamentos, como no caso dos métodos mencionados. Com Pix, o usuário tem a possibilidade de fazer o pagamento a qualquer momento do dia e em qualquer situação. Basta ter acesso à internet.

1 – É possível pagar com QR Code

Outra entre as vantagens do Pix é que é possível gerar e pagar com QR Code. Basta ter o QR Code, apontar a câmera e realizar o pagamento pelo aplicativo. É super prático e simples.

Veja também: Nubank é o banco digital mais baixado no Brasil: 5 motivos para você também dar uma chance a ele

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário