Vazamento de dados: Como conferir se suas informações foram usadas por criminosos?

Em janeiro deste ano, um grande vazamento de dados expôs informações de mais de 223 milhões de brasileiros na internet. Com informações deste megavazamento, criminosos estão se aproveitando para abrir contas correntes e tomar empréstimos com o CPF de outras pessoas, por exemplo.

Para se proteger, os brasileiros podem utilizar uma plataforma do Banco Central para verificar todas as contas correntes, empréstimos e financiamentos vinculados ao seu CPF. Dessa forma, é possível conferir se há alguma movimentação irregular, até mesmo a criação de chaves Pix em seu nome ou dívidas acima de R$ 200 no cartão de crédito que você não fez.

Esta ferramenta é o site Registrato, que pode ser acessado a partir de um cadastro pelo aplicativo de qualquer banco e pela internet.

A seguir, vamos explicar como se cadastrar no Registrato pelo celular e pela internet e monitorar sua situação em todos os bancos e instituições financeiras.

pessoa mexendo em notebook

Veja também: PIX – Sistema se tornará uma “identidade digital” no futuro para os cidadãos

Como se cadastrar para saber se seus dados foram usados após o vazamento?

Para se cadastrar no Registrato e consultar as operações financeiras em seu nome, a primeira coisa a se fazer é acessar o site. Se este for o seu primeiro acesso, basta clicar em “Sou Pessoa Física” e iniciar o credenciamento.

Na página seguinte, o site irá mostrar as diferentes opções disponíveis para fazer o cadastramento. Pela internet, você pode se credenciar via celular, internet banking ou certificado digital. Além disso, também é possível se cadastrar presencialmente ou pelo correio, mas com as restrições durante a pandemia essas modalidades estão suspensas.

Para o passo a passo que vamos apresentar aqui, você deve clicar na opção “Celular”. Conforme as próprias instruções do Banco Central, após isso é preciso abrir o aplicativo do seu banco. O aplicativo irá gerar um código PIN que é necessário para a etapa seguinte, então guarde esse número.

Para seguir o procedimento pelo aplicativo do seu banco, basta seguir o passo a passo indicado pelo Banco Central.

cadastro registrato

Após realizar o procedimento no aplicativo do seu celular, é preciso voltar ao site e clicar para concluir o credenciamento no Banco Central.

Em seguida, você deve preencher os campos com todas as informações solicitadas pela página, como CPF, PIN e instituição financeira da qual você é cliente. Por fim, informe o seu e-mail e crie uma senha para acesso na página do Registrato.

Ao fim do cadastro, você já consegue acessar sua conta na página. Caso não seja direcionado automaticamente para a página, é só clicar neste link para fazer o login. Informe o seu CPF ou conta e a senha cadastrada para entrar, e em caso de erro na senha tente criar uma nova.

Antes de explicar como consultar suas operações financeiras no Registrato para se proteger do vazamento de dados, vamos mostrar como fazer o cadastro pelo site do seu banco.

Veja também: Consumidor – quais são os seus direitos relacionados à devolução de mercadorias?

Cadastro pelo internet banking

Se você preferir fazer o cadastro pelo internet banking ao invés do aplicativo do celular, a primeira coisa a se fazer é escolher essa opção e clicar para obter a frase de segurança no site do Banco Central.

passo a passo cadastro registrato

Para ter acesso à frase, você deve preencher os campos com os dados solicitados no “Passo 01”. A frase de segurança terá validade por 48 horas, e com ela é possível fazer o cadastro no internet banking.

Quando o sistema do Banco Central criar a frase, basta clicar em “Copiar” e acessar o site do seu banco. Em seguida, procure pela opção “Registrato” no seu internet banking e cadastre a frase de segurança.

Depois de cadastrar a frase no site do seu banco, é só seguir para o “Passo 03”, que é a etapa de credenciamento. Mais uma vez, preencha todos os campos, informe seu e-mail e crie uma senha para acesso na plataforma.

Assim como no cadastro pelo celular, ao terminar essa operação já é possível acessar sua conta no Registrato. E se você não for direcionado automaticamente para a página, basta clicar no mesmo link de login disponibilizado no tópico anterior.

Como consultar suas operações no Registrato

Após fazer seu cadastro e logar na plataforma, você consegue consultar suas operações financeira para saber se foi vítima de criminosos após o vazamento de dados.

Quando já tiver acessado sua conta no Registrato, basta clicar para criar relatórios nas opções disponíveis, principalmente em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros”. Nestas opções, é possível verificar todos os empréstimos e contas abertas em seu nome.

página do Registrato

Se houver contas ou empréstimo no seu nome que você não reconhece, é necessário entrar em contato com o seu banco ou com o próprio Banco Central na opção “Fale Conosco”.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário