O que é o PIX? Para que serve? Vantagens e desvantagens!

Flavio Carvalho

01/12/2021

Em novembro de 2020, foi lançado pelo Banco Central (BC) o sistema de pagamentos que prometia ser mais rápido, prático e barato do que meios de pagamento tradicionais como o TED, DOC e o conhecido boleto.

O PIX tinha por finalidade facilitar a vida de milhões de brasileiros que lidam diariamente com a burocracia dos bancos e das instituições em geral.

Mas você sabe o que é o PIX?

O que é o PIX e para que serve?

O PIX é um sistema de pagamentos e transferências instantâneo, que funciona o dia todo, a semana inteira, em finais de semana e feriados nacionais. Toda a tecnologia e o funcionamento do PIX são providos pelo Banco Central.

O grande diferencial do PIX é que ele não demanda um intermediário: o Provedor de Sistema de Pagamento (PSP), que provê a infraestrutura para integrar o sistema de pagamento, se conecta diretamente com o BC. Isso reduz custos e um tempo significativo.

Agora, transações que levavam horas ou mesmo dias para serem confirmadas, caem na conta na mesma hora.

O que é o pix (2)

Fonte/Reprodução: original

O meio principal que o sistema de pagamentos instantâneos utiliza para identificar os dados da conta bancária de alguém é a chave PIX. Essa chave pode ser o seu número de telefone, CPF, e-mail, QR code, uma chave aleatória, etc.

É um modo de facilitar as transações e ao mesmo tempo proteger seus dados bancários.

Quais as vantagens e desvantagens do PIX?

Como tudo na vida, o PIX tem suas vantagens e desvantagens, ainda que a primeira seja muito maior que a última:

Vantagens do PIX

  • Rapidez: o sistema PIX é instantâneo, o que facilita muito a nossa vida.
  • Disponibilidade: é um meio de pagamentos que está disponível a todo instante, até em dias que não são úteis.
  • Segurança: as transações são administradas pelo BC, o que facilita o rastreio e o estorno do dinheiro em possíveis fraudes, além de ter o limite noturno que previne golpes.
  • Amplitude: as principais empresas do varejo já aceitam o PIX, e os restaurantes e até pequenos negócios aderem cada vez mais.
  • Conveniência: é muito intuitivo e pode ser facilmente dominado pelo público em geral.

Desvantagens

As potenciais desvantagens do PIX dependem muito do perfil do usuário. Para quem está acostumado com transferências bancárias tradicionais e nunca utilizou o PIX, inicialmente os mecanismos de chave PIX podem ser uma quebra de conceitos. Mas sempre existirão novidades, e elas sempre vão implicar em uma dificuldade inicial.

Uma das dificuldades que alguns colocavam era do fato de não existir estorno em caso de engano ou fraude, o que o BC já solucionou, quando adicionou a possibilidade de devolução.

Além disso, as instituições financeiras já oferecem serviços com uma interface intuitiva e atrativa, o que minimiza eventuais dificuldades no uso da tecnologia.

Como em um ano de funcionamento o PIX  beneficiou a vida do brasileiro?

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a ferramenta já faz parte da vida geral dos brasileiros. Cerca de 60% da população já utilizou o meio de pagamentos ao menos uma vez. 

O PIX deu aos brasileiros uma excelente forma de realizar pagamentos. Agora, não é necessário andar apenas com dinheiro físico, nem andar apenas com o cartão de crédito. Com o celular, tudo é possível.

Ao contrário do que se poderia imaginar, que a ferramenta poderia não ser democrática por ser uma tecnologia nova, nas ruas percebe-se a grande adesão por parte das pessoas e dos comerciantes.

Hoje, mais de 33 milhões de brasileiros afirmam usar apenas o PIX. O sistema chegou a bater a marca de 50 milhões de transações em um único dia. A tendência é que esse volume aumente cada vez mais.

O PIX tem papel importante na inclusão. Dados mostram que entre março e outubro, a quantidade de pessoas consideradas de baixa renda que usam a nova ferramenta aumentou em mais de 130%. Além disso, cerca de 60% das transações são abaixo de R$ 100, o que reforça ainda mais o fator de inclusão social e financeira.

É certo que o PIX já teve diversas mudanças ao longo de um ano de funcionamento. Muito mais certo é que nos próximos meses e anos teremos muito mais mudanças para beneficiar os brasileiros.

Podemos esperar uma maior adesão do meio de pagamentos instantâneo e possivelmente a diminuição do uso de meios tradicionais  de transferência de dinheiro.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta