O que diz a proposta para redução do IPVA 2022 no PR?

Flavio Carvalho

30/11/2021

A diminuição da alíquota do IPVA no PR passa por apresentações e deve ser estudada para ser possível diminuir ou isentar determinados motoristas de pagarem os valores altos deste imposto no ano de 2022.

Proposta para diminuição da alíquota do IPVA para veículos populares

O deputado Requião Filho do partido MDB, realizou a apresentação de projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado (ALEP), com proposta para haver a redução das alíquotas do IPVA

O que diz a proposta para redução do IPVA 2022 no PR (2)

Fonte/Reprodução: original

No ano de 2022 o valor do IPVA no Paraná (PR) e em outros estados ficarão em um valor elevado, justamente por conta do valor venal veicular que costuma ser utilizado na Tabela FIPE.

O que significa a Tabela FIPE?

FIPE, ou melhor, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, apresenta os valores dos veículos anunciados por vendedores no mercado brasileiro, de modo que sirva somente como uma negociação.

A Tabela é costumeiramente atualizada para sempre apresentar um valor médio para carros, motos e outros veículos que circulam diariamente no país, além de haver a consideração do modelo, placa e o ano de fabricação.

O que é o projeto para diminuição da alíquota do IPVA 2022 no PR?

A proposta seria que os carros que custam um valor de até 100 salários mínimos teriam redução em sua alíquota que cairia de 3,5% para 1%. Requião Filho apresentou seu projeto de lei e explica que há uma injustiça entre quem possui carros elétricos e tem condições de pagar por valores elevados, diferente de quem não pode.

Neste caso, a proposta seria auxiliar outros motoristas a conseguirem ficar livres do IPVA ou pagar um valor inferior.

No Paraná a taxa aos carros é de 3,5%, mas para outros veículos como seria o caso de ônibus, carros alugados que fazem a utilização do gás GNV o percentual da alíquota é de 1%. Confira quem deve ficar de fora caso a proposta seja aceita:

  • Ônibus de linha urbana, suburbano ou metropolitanos;
  • Táxis;
  • Transportes escolares;
  • Veículos que possuem mais de 20 anos;
  • Motos de 125 cilindradas que contém mais de 10 anos em sua fabricação;
  • Colheitadeiras e tratores que puxam maquinaria.

Existem outros cidadãos que têm o direito de ficarem isentos do IPVA 2022, no caso seria quem possui deficiência física, mental e visual, autistas ou pessoas que tenham Síndrome de Down.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta