O que é Construcard: como usar FGTS para compra de material de construção
Confira como usar o FGTS para compra de material de construção e descubra o que é o Construcard. Tudo e muito mais aqui No Detalhe.
O cartão Construcard é uma criação da Caixa Econômica Federal para pessoas que desejam comprar ou financiar materiais para construção de imóveis. O Construcard pode ser uma ótima opção para quem já é dono de um terreno e deseja dinheiro apenas para iniciar a construção de uma casa.
Esse cartão não está vinculado a programas e modalidades de financiamento de imóveis tradicionais, ele é apenas um cartão de débito e crédito com benefícios para quem deseja construir um imóvel residencial ou comercial. Além disso, recentemente houveram mudanças realizadas pela Caixa que possibilitaram novas linhas de crédito para o cartão Construcard e a utilização do FGTS. Confira a seguir.
O que é Construcard?
O Construcard funciona como um cartão que oferece uma linha de crédito para todos que querem realizar a compra de materiais de construção e iniciar um projeto. Ele não consiste em uma modalidade de financiamento, é apenas um cartão de crédito ou débito que possibilita a compra de materiais destinados a construção e reforma em lojas parceiras e com credencial Caixa.
Além de construção de imóveis, ele também pode ser aplicado na obtenção de materiais de reforma para casas e apartamentos. Por isso, é uma alternativa apenas para quem já tem um terreno ou imóvel para reforma.
É bom deixar claro que ainda não é possível utilizar o FGTS para o pagamento do Construcard, pois o Fundo de Garantia já é usado para financiamentos habitacionais feitos pela Caixa. Mesmo sendo do mesmo banco, as linhas de crédito diferem.
Quem tem direito ao Construcard?
A contratação do Construcard pode ser feita por qualquer pessoa, desde que ela seja maior de 18 anos ou emancipada, correntista da Caixa e pessoa física. Porém, não há garantia de aprovação imediata. Antes da liberação, é necessário que uma avaliação de crédito seja feita.
Como solicitar o Construcard?
Para solicitar o cartão Construcard é necessário procurar pela agência Caixa mais próxima e assim formalizar uma proposta. Feito isso, a proposta ficará em processo de avaliação de crédito e o prazo dependerá da agência.
Já em relação aos documentos necessários, no momento da solicitação é obrigatório a apresentação de documentos e dados pessoais, comprovante de renda e residência, além também do documento de propriedade do imóvel.
Qual o tempo para resultado da solicitação do Construcard?
A média é que a avaliação dure pelo menos 2 dias. Depois da assinatura do contrato, pode demorar de 3 a 4 dias úteis para que seja liberado o uso do crédito. Porém, não é definido um prazo certo para esses processos. O tempo de avaliação e liberação do cartão vão depender unicamente dos processos realizados na agência.
Por quanto tempo eu posso usar o Construcard?
O Construcard não é vitalício e fica com você apenas durante o período de compra de materiais de construção. Nesse caso, durante seis meses, cabendo ao beneficiário comprar todo o material que precisar dentro deste prazo.
Lembrando que, por funcionar como um cartão de crédito, você não paga o saldo devedor imediatamente.
Construcard: Qual o valor máximo que pode conseguir?
Existe um limite máximo de limite liberado pelo Construcard. Atualmente, o valor não pode ser maior que R$ 180,000 e deve ser de mínimo de R$ 1,000. As taxas de juros aplicadas podem variar de 1,40% a 2,50% por cada mês. Porém, é indicado que o interessado confirme sobre as taxas diretamente com o banco, pois é possível que entrem em queda.
O que acontece se não pagar o Construcard?
Caso aconteça do cliente não conseguir quitar as dívidas feitas no Construcard, isso acarretará em uma ação monitória ou ação de cobrança ordinária, pois o valor da dívida vai depender unicamente da apresentação das provas e também dos cálculos de extratos e planilhas.
Sendo assim, o Construcard é uma alternativa a ser considerada por pessoas que precisam de crédito para colocar sua reforma ou construção em prática. Mas antes que seja feita a solicitação, é preciso analisar as taxas de juros e as limitações que o Construcard pode ter durante seu uso.
Construcard: vale a pena?
Se você está planejando construir a sua casa, mas não tem recursos financeiros para isso, sim, vale a pena recorrer ao Construcard da Caixa Econômica Federal. Financiando a construção do seu imóvel com este cartão, você se livra do aluguel mais rapidamente e realiza o sonho da casa própria.
Porém, há suas desvantagens: o Construcard permite a compra apenas de material de construção em lojas conveniadas. Ou seja, você não poderá usar o crédito adquirido para a contratação de mão-de-obra, como pedreiros, pintores, engenheiros, arquitetos etc. Caso não tenha verba para pagar a mão-de-obra, você precisará recorrer a outros meios de financiamento — ou solicitar empréstimos, o que é sempre um perigo por conta das taxas de juros.
Portanto, antes de recorrer ao Construcard para a construção de seu imóvel, recomendamos que você faça um bom planejamento e calcule bem se você terá ou não condições de pagar as demais etapas do processo além da compra de materiais.