O que é Linha de Crédito? Tudo o que você precisa saber!

Elouise Lopes

09/10/2022

Pessoas jurídicas ou físicas têm acesso a linhas de crédito, que costumam ser oferecidas por instituições financeiras, seja por meio de empréstimo, financiamento e assim por diante.

Com elas, os consumidores têm mais chances de aliviar as tensões financeiras momentâneas das empresas.

O que é Linha de Crédito?

A chamada Linha de Crédito é um recurso que o consumidor (pessoas físicas e pessoas jurídicas) pode adquirir por meio de um banco ou instituição financeira. Em linhas gerais, trata-se de um dinheiro que o cidadão toma “emprestado” por um determinado período de tempo.

É possível utilizar o valor emprestado para diferentes finalidades. Muitas vezes, o uso do dinheiro fica a critério do próprio consumidor. Em alguns casos, a finalidade do empréstimo é pré-determinada, ou seja, o consumidor empresta um valor para um fim específico.

O que é necessário para obter?

Para obter uma linha de crédito, é preciso que o cidadão cumpra com os seguintes requisitos:

  • Possuir um bom histórico financeiro. É importante saber que as organizações de proteção ao crédito costumam ser consultadas no ato da concessão de crédito por parte da instituição financeira;
  • Ter renda mensal;
  • Apresentar ativos que possam ser oferecidos como garantia.

As linhas de crédito podem ser voltadas para investimento ou investimento fixo, capital de giro, investimento misto e financiamento.

Na hora de conceder uma linha de crédito, os bancos ou instituições financeiras tendem a solicitar uma série de informações ou documentos para verificar a capacidade de pagamento por parte do cliente. Após analisar as informações, as empresas podem definir o valor a ser emprestado, as condições da linha de crédito e assim por diante.

Muitas vezes, ter um bom relacionamento com a instituição tende a aumentar as chances de ter aprovação sobre a linha de crédito.

Veja também: MEI pode se APOSENTAR por tempo de contribuição seguindo ESTES passos

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.