Cancelar compras online pode ser uma burocracia para várias pessoas, porém todo consumidor possui o direito de realizar este pedido caso esteja insatisfeito com o produto ou serviço, e o fornecedor deverá simplesmente acatar porque é lei.
Haverá a devolução dos valores pagos assim que o produto for devidamente entregue às lojas.
Compras pela internet: quando é possível cancelar o serviço ou produto?
De acordo com o Procon, caso o consumidor desista do contrato em um prazo de 7 dias após recebimento de seu produto ou serviço, e se ocorrer longe das lojas físicas, haverá a chance de cancelar o pedido e fazer sua devolução.
Caso o consumidor sinta arrependimento por uma compra no prazo estipulado, os valores anteriormente pagos serão restituídos no mesmo instante.
O consumidor não deve se preocupar, por exemplo, em justificar o motivo pelo qual desistiu da compra e solicitou o reembolso. Neste caso, o vendedor deverá simplesmente aceitar a devolução e devolver o valor pago pelo cliente.
Determinados estabelecimentos realizam cobranças indevidas, como seria o caso de cobrar por uma embalagem lacrada, porém o Código de Defesa do Consumidor dá a garantia de desistir do produto em si, e não há necessidade de se cobrar pelo estado da embalagem.
Submarino, Americanas ou Shoptime: passo a passo para cancelamento da compra
Por serem da B2W, as marcas possuem o mesmo tipo de termos e acordo, portanto para realizar a devolução nas Lojas Americanas será necessário acessar a sua conta, prosseguir para pedidos e escolher aquele pelo qual deseja realizar a devolução.
Haverá uma opção de Trocar ou Devolver, selecione a última opção para preencher as próximas informações que aparecerão na tela sobre a devolução do pedido.
De acordo com as Lojas Americanas, as devoluções podem ser feitas tanto pelos correios quanto por coleta no local em que houve a entrega.
Caso a devolução seja feita diretamente nos correios, será obrigatório que o produto esteja inserido em sua embalagem original, possuir menos de 15kg e suas dimensões de 105cm na altura e 105cm no comprimento não podem ser ultrapassadas.
Com relação ao envio por correios, será enviado através de seu e-mail cadastrado um código que precisará ser mostrado aos correios para realizar a devolução. Lembre-se ser necessário que todos os itens estejam devidamente inseridos na embalagem original.
O valor na restituição será realizado somente após conferir se todas as exigências conferem, para em seguida a empresa devolver os valores da compra seja por cartão de débito, crédito, boleto ou PIX.
Como realizar devolução do item e ser ressarcido o valor?
O consumidor terá um prazo para cancelar sua compra dentro de 7 dias, portanto, haverá a obrigação por parte do fornecedor realizar as devidas devoluções dos valores pagos tanto extras quanto o próprio frete.
Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.