O que são verificações cruzadas? Explicamos isso para você!
Descubra aqui o que são e como funcionam os chamados "Cheques Cruzados" — e por que eles são usados até hoje!
Por mais que seja uma ferramenta em desuso, o cheque ainda é utilizado para realização de pagamentos em empresas e ainda aceito em alguns estabelecimentos específicos. Uma das verificações mais famosas é o cheque cruzado, onde se coloca dois riscos na diagonal para simbolizar que o pagamento será feito em um local específico.
Além disso, é uma forma segura de saber se o cheque será usado da forma devida e evitando roubo.
Vamos explicar abaixo o que significa este sinal e o que acontece quando o cheque fica cruzado.
O que significa verificar o cruzado?
Se não quiser pagar em dinheiro e cartão à vista, o cheque é outra opção. O seu valor pode ser retirado por saque ou depósito em conta. Entretanto, o cheque cruzado é quando você simboliza que o pagamento somente acontecerá em conta-corrente. Esta técnica ajuda, portanto, a evitar roubo ou uso indevido.
Ou seja, você não pode sacar um cheque, apenas fazer o depósito em sua conta e armazenar por lá.
Se houver a indicação do beneficiário no cheque, o responsável é o único que poderá fazer o depósito na conta.
Posso depositar ou sacar um cheque cruzado?
Como falamos anteriormente, o cheque com verificações cruzadas somente será depositado em uma conta-corrente específica. Não adianta ir ao caixa da sua agência para sacar, você precisa colocar o valor diretamente em uma conta indicada e não pode ser em uma poupança.
Quando depositado durante o expediente bancário (das 9h às 16h), ele será liberado no dia útil seguinte. Caso o depósito aconteça no fim de semana, ele será acolhido na hora em que se inicia o prazo para liberação do depósito.
Como identificar um cheque cruzado?
Ao cruzar um cheque, você precisa preencher a folha com o valor do pagamento, data e assinatura. Por conseguinte, realizar dois traços paralelamente na diagonal em um dos cantos da parte de cima do papel.
Assim, se identifica o cheque com verificações cruzadas. Sem contar que você passa a ter mais tempo para cancelar a transação caso ele seja roubado.
Uma forma de fazer seu cheque ser ainda mais seguro é transformando em um Cheque Nominal Cruzado, ou seja, quando você destina quem será destinado o cheque e quem vai depositar. Portanto, o valor só pode ser depositado na conta da pessoa que foi informada no cheque.