Onde fica o número do Pis na Carteira de Trabalho?

Felipe Matozo

10/07/2022

Precisa saber o número do seu PIS (Programa de Integração Social), mas não sabe em qual parte da Carteira de Trabalho ele fica localizado?

Felizmente, é bastante fácil identificar este número na sua carteira. Além disso, caso não seja possível identificar o PIS no documento, há outras formas de consulta disponíveis.

Veja a seguir como encontrar o número do PIS na carteira de trabalho e outras opções de consulta.

Onde fica o PIS na carteira de trabalho?

Onde fica o número do Pis na Carteira de Trabalho?

Descubra onde fica o número do PIS na Carteira de Trabalho. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

No modelo atual da Carteira de Trabalho, é bem fácil encontrar o número do PIS. Ele está localizado logo na primeira página do documento, na parte de cima, em um campo de 11 números chamado “PIS/PASEP”.

Caso o trabalhador não encontre o PIS na página inicial, é recomendado procurar pelo número na seção “Anotações gerais”.

Mas, se o trabalhador tiver uma versão mais antiga da Carteira de Trabalho, pode ser mais difícil encontrar o PIS no documento. Nesse caso, o número pode estar registrado em um cartão da Caixa Econômica Federal.

Outras formas de descobrir o número do PIS

Se não for possível encontrar este número na Carteira de Trabalho, existem outras maneiras de descobrir o PIS.

Uma opção bastante prática é pelo telefone da Previdência Social, no número 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h. No menu eletrônico, é preciso selecionar a opção 3, para outros assuntos, ou discar 0 para falar com um atendente. Em seguida, basta informar os dados cadastrais para ser informado dos seu PIS.

Além disso, os trabalhadores também podem consultar o PIS por um dos seguintes aplicativos:

  • Carteira de Trabalho Digital – basta clicar sobre qualquer contrato registrado no aplicativo;
  • FGTS;
  • Caixa Trabalhador – na opção “Meu NIS”, que é o mesmo número do PIS.

Por fim, também é possível consultar o número do PIS pela internet, em qualquer um dos sites que já mostramos aqui. Em boa parte dos casos, o trabalhador só precisa informar o CPF para fazer a consulta.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta