Open Banking: última fase chega ao Brasil nesta terça (31); saiba o que muda
Entenda como funciona e o que muda com a última fase do Open Banking, que entra em vigor a partir de hoje no Brasil.
A partir desta terça-feira (31/05) começa a última etapa da 4ª fase do Open Banking no Brasil, que permitirá que bancos, instituições financeiras e cooperativas compartilhem uma série de dados entre si.
O início desta última etapa do Open Banking marca a transição para o chamado “Open Finance”, que expande o compartilhamento de informações para além das esferas bancárias.
No entanto, é importante destacar que o compartilhamento de dados acontecerá apenas se o cliente autorizar.
Como será a última fase do Open Banking?
A última fase do Open Banking aumentará o compartilhamento de dados para todas as finanças pessoas de um cliente.
Com isso, as empresas autorizadas pelo Banco Central (BC) terão acesso mais fácil a informações sobre questões como investimentos, seguros e previdência privada.
Segundo Ricardo Taveira, CEO e fundador da Quanto, plataforma de Open Finance, a nova etapa permite que os clientes consigam melhores ofertas de serviços financeiros, se beneficiando com mais competição entre as instituições.
Porém, Taveira destaca que este é apenas o início da implementação, e é preciso de um tempo para que o mercado transforme isso em mudanças efetivas para o consumidor.
O que muda com a nova fase?
Na prática, as instituições financeiras devem começar a apresentar ofertas personalizadas conforme as informações compartilhadas dos clientes.
De acordo com Fernando Tassin, gerente de payments e Open Finance da TecBan, a nova fase aumentará a competitividade entre as empresas. Isso porque o compartilhamento de dados permitirá que as instituições conheçam o perfil de hábito de consumo e necessidades do cliente.
Com isso, será possível criar serviços e produtos para tentar atender o usuário da melhor maneira, se adequando à sua realidade financeira, destaca Tassin.
Dessa forma, as empresas podem oferecer produtos como limites maiores de cartão de crédito, parcelas de financiamento e seguros mais condizentes com o perfil do consumidor.
Além disso, os usuários poderão ter acesso mais fácil e transparente a informações, podendo escolher a instituição que ofereça o melhor serviço.
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