Open Banking é confiável? Confira as dúvidas principais sobre a segurança do sistema

Open Banking é confiável Confira as dúvidas principais sobre a segurança do sistema (1)
Fonte/Reprodução: original

Em seu terceiro estágio de implantação no país, o Open Banking, é a união de regras bancárias para instituições financeiras. Sua intenção é permitir que aconteça compartilhamento de informações dos usuários entre outras instituições de cunho financeiro, mas lembre-se que isso apenas acontece se houver consentimento do cliente.

Essa inovação ainda é novidade para a população brasileira, por esse motivo, surgem incertezas para saber se o funcionamento do Open Banking é de fato confiável. Por isso, deixamos algumas informações para acabar com as dúvidas a respeito dessa novidade tecnológica. Confira abaixo.

Publicidade

Publicidade

O Open Banking é confiável?

De acordo com o Banco Central, responsável pela supervisão do novo sistema, o Open Banking é uma ferramenta extremamente confiável. Há em sua definição normas severas que todos os bancos  participantes devem seguir com rigor, e caso alguma instituição bancária infrinja alguma dessas regras, serão aplicadas punições e multas.

Open Banking é confiável Confira as dúvidas principais sobre a segurança do sistema (2)
Fonte/Reprodução: original

Algumas normas definidas pelo BC são: conduzir e supervisionar todo processo de compartilhamento de serviços e dados, executar políticas voltadas à segurança cibernética e aplicar punição aos bancos que não sigam as regras com rigor e seriedade.

Quem terá acesso aos meus dados?

O acesso às informações e dados pessoais não é feito de forma automática. Para outros bancos terem conhecimento das informações, é preciso que o próprio cliente autorize isso. Ao autorizar, a pessoa ainda pode cancelar o acesso em qualquer momento, caso mude de ideia.

Publicidade

Publicidade

O prazo de ingresso aos dados é estabelecido por cada usuário. Para o Banco Central, é necessário que todo procedimento do Open Banking seja extremamente transparente para cada consumidor, de modo que não haja surpresas negativas ao final.

Quais os benefícios?

A intenção principal do processo de Open Banking é levar autonomia e menos burocracias para cada cliente. O sistema definido é competitivo e promete juros muito menores para seus membros, além, é claro, de custos extremamente baixos.

Um ótimo benefício é oferecido para aqueles que não são capazes de comprovar renda, pois com o Open Banking será possível disponibilizar crédito para esses clientes. Esse fato faz com que o processo de aumento de limite e concessão de crédito seja mais rápido.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar