Picanha: tudo sobre a carne queridinha pelos brasileiros (com dicas de como preparar)


A picanha é uma das carnes favoritas entre os brasileiros, por ser macia e bastante saborosa. Na hora de preparar essa carne, é importante saber tudo sobre ela e conhecer algumas dicas de como preparar, para garantir que a picanha vai fazer sucesso na cozinha.

Como identificar se é picanha mesmo?

A picanha é um um pedaço de carne pequeno e triangular. Em volta dela, temos uma capa grossa de gordura.

No geral, essa carne costuma se apresentar como um peça de 1 a 2 kg, tendo bastante sangue. Esse é um dos seus maiores atrativos, porque é o sangue que deixa a carne mais suculenta.

A picanha não apresenta músculos. Por isso, o cozinheiro pode escolher entre preparar a carne inteira ou em fatias.

Outro motivo do sucesso da picanha é que ela tem uma textura macia e um sabor que deixa o paladar para lá de satisfeito. Quem gosta de churrasco é muito feliz com picanha em casa, e não é pra menos.

Mas o cozinheiro precisa ter cuidado. Em geral, a picanha não se dá bem com excesso de sal. Quando ela é temperada com muito sal, a carne fica dura e difícil de mastigar.

Inclusive, tem outra coisa que não pode passar batido, que tem a ver com a atenção ao corte – logo mais você fica sabendo o jeito certo de fazer o corte.

Essa é uma excelente pedida para o churrasco entre amigos ou família. Basta acertar na hora de preparar.

Dicas para preparar picanha

Acima de tudo, o cozinheiro precisa saber que, independente da situação, o segredo para o sabor da carne dar certo está concentrado na gordura.

Então não é bom tirar essa gordura quando for assar a picanha e retirar a gordura deve ser evitado a todo custo, se você quer servir uma boa carne para seus convidados.

Portanto, confira algumas dicas importantes para lembrar quando for preparar a picanha.

1. Compre picanha de qualidade

Quando for ao açougue, você deve ficar bem esperto para evitar ser enganado. Algo que vai te ajudar a escolher bem é reconhecer as características da picanha que comentamos há pouco. Se observar bem, vai descobrir que não tem erro. Em caso de a gordura estar mais amarelada, não compre, porque isso é sinal de envelhecimento.

2.Tempere bem

Temperar bem uma picanha é sinônimo de manter equilíbrio entre os temperos. Isso quer dizer que você não pode abusar da boa vontade da carne e usar muito mais sal do que é necessário. Se fizer isso, vai ter problemas quanto à textura, porque a carne vai virar um tipo de chiclete na boca.

3. Deixe descansar na geladeira

Depois de temperada a carne, você vai se preocupar apenas em deixar a picanha descansando na geladeira, por pelo menos uma hora. Esse tempo é suficiente para que ela pegue o sabor do tempero. Quando você assá-la, vai notar a suculência e o sabor.

4. Aquecer bem a churrasqueira

Algumas pessoas se empolgam quando vão assumir o papel de churrasqueiras da reunião de amigos ou família, e acabam errando logo no início do preparo da carne. A picanha, assim como outras carnes, só pode ir para a churrasqueira quando ela estiver bem aquecida. Se churrasqueira ainda estiver fria, a carne pode perder sabor.

5. Assar por igual

Na hora de assar a picanha, o ideal é garantir que todo o pedaço da carne vai assar na mesma proporção. Ao colocar a fatia na grelha, você deve garantir que cada lado da carne vai assar pelo mesmo tempo. Uma dica de ouro que vale a pena seguir é deixar cada lado assar por 3 a 4 minutos, salgar com sal parrilla, e deixar por mais 3 minutos na grelha (cada lado).

6. Antes de servir, deixar descansar

A picanha é uma carne que precisa descansar pelo tempo de 10 minutos antes de ser manipulada. Por isso, o que você deve fazer é retirá-la da embalagem e dar esse tempo de 10 minutos antes de começar a temperá-la.

7. Corte corretamente

A picanha não pode ser cortada de qualquer jeito. O ideal é fazer cortes suaves, que vão da parte menor para a mais alta. Na hora de fazer os cortes, precisa se preocupar em não fazer gestos de “vai e vem”, para que a maciez não fique comprometida. Se a carne for de qualidade, o corte é feito sem erros.

Veja também: Veja como usar seu cartão de crédito pra viajar sem gastar muito

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.