PIS 2022: veja o que fazer caso o dinheiro não esteja na sua conta

PIS 2022: veja o que fazer caso o dinheiro não esteja na sua conta

O pagamento do PIS 2022 é um dos mais aguardados pelos trabalhadores, sobretudo pela possibilidade de ter uma grana extra para aliviar seu orçamento mensal.

Apesar da expectativa, não é todo mundo que está encontrando dinheiro na conta e isso tem causado frustrações entre os trabalhadores.

Publicidade

Publicidade

Esse é o seu caso? Então, confira aqui o que fazer se o dinheiro do PIS 2022 não estiver em sua conta!

O que fazer se o dinheiro não estiver disponível?

PIS 2022: veja o que fazer caso o dinheiro não esteja na sua conta

Seu primeiro passo deve ser verificar se você realmente tem direito ao PIS 2022. Para isso, basta conferir se atende todos os requisitos do programa.

Caso atenda, entre em contato com a Caixa Econômica Federal, que é a responsável pelo PIS. Quando o trabalhador tem direito ao benefício, mas não o recebe, pode ser que haja algum erro de informação no cadastro.

Publicidade

Publicidade

É justamente por isso que se recomenda contatar a Caixa. Para isso, basta fazer uma ligação para o número 0800 726 0207 ou comparecer a uma agência do banco. Tenha consigo um documento de identificação e CPF para agilizar o atendimento.

Caso não consiga solucionar seu problema diretamente com a Caixa Econômica Federal, recomenda-se entrar em contato com o Ministério do Trabalho no número 158. Ao fazer a ligação você poderá receber orientação sobre como solucionar o problema.

Se o motivo do não-pagamento estiver associado ao repasse errado de dados do trabalhador pela empresa, a recomendação é contatá-la para solicitar a correção.

É possível verificar se os dados estão errados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). A seguir, você confere um passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site de consulta trabalhador RAIS;
  2. Informe seu PIS;
  3. Digite o código da imagem gerada automaticamente pelo site;
  4. Clique em “avançar”.

Pronto! As informações entregues pelo empregador ao governo serão exibidas. Verifique se estão corretas. Em caso negativo, entre em contato com a empresa para comunicar o problema.

Quem tem direito ao PIS 2022?

Quando o dinheiro do PIS não cai na conta, recomenda-se verificar se seu perfil atende os requisitos do programa. E quais são eles, exatamente? A seguir, respondemos essa questão:

  • Ter exercido atividade remunerada pelo período mínimo de 30 dias no ano-base utilizado para cálculo;
  • Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos mensais no ano-base;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como consultar os valores do PIS 2022?

Publicidade

Publicidade

Qual o valor do PIS 2022 é uma das principais dúvidas de trabalhadores que têm direito ao benefício. O total pago varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base utilizado para cálculo, que é 2020.

Se você trabalhou durante todo o ano de 2020, receberá o equivalente a um salário mínimo (R$ 1.212,00), que é o valor máximo. Caso não tenha trabalhado todos os meses, receberá um valor proporcional.

Há duas formas de saber o valor, sendo uma delas efetuar o cálculo manualmente. Neste caso, basta dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados.

Outra forma é fazer a consulta ao PIS 2022! A seguir, indicamos como você pode realizá-la online, de maneira simples e rápida:

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

  1. Faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou App Store;
  2. Toque no ícone do aplicativo para abri-lo e selecione “entrar”;
  3. Informe seu CPF, toque em “próxima” e digite sua senha de acesso de sua conta gov.br. Caso não tenha uma, é possível criá-la. Para isso, basta acessar “crie sua conta”;
  4. Selecione “consultar abono salarial”.
Publicidade

Se não conseguir fazer a consulta pelo aplicativo, também é possível tentar pelo site do Ministério da Economia. O passo a passo acima é o mesmo, é só repetir todas as orientações para verificar as informações!

Publicidade

Aplicativo Caixa Tem

Alternativa disponível somente para quem possui conta Caixa Tem. Para fazer a consulta, basta seguir este passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem;
  2. Informe seu CPF e senha de acesso;
  3. Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
  4. Toque em “acessar”;
  5. Selecione “abono salarial”.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar