PIS/Pasep tem pagamento de atrasados confirmado. Veja se você terá direito

Muitos trabalhadores não receberam o valor que tinham direito de PIS/Pasep em 2021 por conta da suspensão de pagamentos por parte do governo, que deve pagar os valores atrasados no ano que vem.

A justificativa para a suspensão dos pagamentos do abono salarial neste ano foi a necessidade de contenção de gastos devido aos impactos da pandemia de covid-19. Com a medida, mais de 10 milhões de trabalhadores não tiveram acesso ao dinheiro que devem receber pelo trabalho prestado em 2020.

Publicidade

Publicidade

Mas essas pessoas devem receber os valores atrasados de PIS/Pasep em 2022, o que ainda incluirá a correção do salário mínimo, que pode ser reajustado para R$ 1.210.

pis pasep atrasados
Veja quem terá direito aos pagamentos atrasados de PIS/Pasep em 2022. Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com

Quem terá direito aos pagamentos atrasados de PIS/Pasep?

Os trabalhadores que seriam contemplados com o pagamento do PIS/Pasep a partir de julho deste ano, terão direito ao benefício em 2022.

Vale lembrar que o PIS é destinado a pessoas que trabalham com carteira assinada em empresas privadas, enquanto o Pasep é voltado a servidores públicos. Em ambos os casos, para receber o abono salarial é preciso atender aos seguintes critérios:

Publicidade

Publicidade

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos;
  • Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos por mês com carteira assinada no ano-base (2020);
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base, seja de forma consecutiva ou não;
  • Ter seus dados devidamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

A previsão é que os pagamentos atrasados do PIS/Pasep já iniciem em janeiro, mas nenhum calendário foi divulgado até o momento.

Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep e qual o valor?

Para o trabalhador consultar se terá direito ao abono salarial, ele deve acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, MEU INSS, ou ligar para a Central de Atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207.

Além disso, no caso dos servidores públicos, também é possível acessar o site do Banco do Brasil e baixar o aplicativo BB PASEP.

No caso do valor de PIS/Pasep ao qual o trabalhador tem direito, ele varia conforme o tempo trabalhado em 2020. Para entender como funciona o cálculo desse valor, basta conferir o nosso texto explicando sobre.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário