Plantas purificadoras de ar: 7 espécies ideais para melhorar sua casa
Fique sabendo dessas 7 plantas que podem agir como purificadoras de ar e escolha elas para cultivar em casa e melhorar o ambiente.
Existem plantas que têm a propriedade de eliminar as toxinas e têm a capacidade de filtrar o ar. Na matéria a seguir, você confere 7 plantas que ajudam a purificar o ar.
7 espécies de plantas que vão purificar o ar de sua casa
A seguir, você fica sabendo de espécies de plantas ideais para quem quer purificar o ar de sua casa.
7. Begônia-Cerosa
De modo geral, a planta conhecida pelo nome Begônia-Cerosa apresenta eficácia contra substâncias como benzeno e tolueno.
Embora se façam presentes na composição de produtos que são usados para a limpeza da casa, além de produtos de pintura e de revestimentos, não é bom permitir a permanência delas em casa. Afinal, a longo prazo ou se inaladas em excesso essas substâncias podem ser prejudiciais para o organismo.
Ou seja, são plantas que podem melhorar a qualidade do ar.
As begônias são plantas que podem ser cultivadas sem muita dificuldade e a parte boa é que produzem flores durante o ano inteiro, podendo ser cultivadas até com luz direta do sol.
6. Alecrim
O alecrim é uma planta poderosa, que limpa o ar de modo de modo a deixar o ambiente mais equilibrado e atrativo para a saúde.
Não é à toa que ele foi muito usado durante a Idade Média, época em que era usado para purificar o ar em hospitais e chegou até mesmo a ter uso medicinal, considerando que é uma planta muito versátil.
5. Babosa
A planta conhecida por Babosa, e que tem nome científico de Aloe Vera, pertence à categoria das plantas suculentas.
As pessoas essa planta como um filtro de ar funcional, tendo em vista que, ao absorver substâncias tóxicas, as plantas dela apresentam manchas marrons, como se esse filtro estivesse “sujo”.
4. Orquídea
Além de dar um toque de beleza para a casa, a orquídea também tem tudo o necessário para contribuir para uma melhoria na qualidade do ar. Assim como outras plantas, ela libera oxigênio no decorrer da noite e faz uma filtragem do ar, eliminando substâncias que são tóxicas para o organismo.
Um exemplo de substância que as orquídeas são capazes de eliminar é o xileno. Esta substância está presente em tintas e também em inseticidas, por exemplo.
3. Samambaia
Outra planta que não poderia deixar de estar nessa lista, visto que é uma planta que tem capacidade de, além de purificar, umedecer o ar do ambiente em que ele é cultivado.
A samambaia pode eliminar substâncias que são ruins para o organismo humano, incluindo as mais pesadas, como é o caso do mercúrio, que é uma substância química que pode chegar a prejudicar o funcionamento do sistema nervoso.
2. Lírio da Paz
O Lírio da Paz também funciona como um filtrador de ar, mas é um filtrador mais completo, visto que pode absorver poluentes de diferentes origens. Inclusive, é ideal para casas em que habitam fumantes. Isso porque ele pode até mesmo chegar fazer a absorção da fumaça de cigarro.
Além disso, essa planta possui uma flor que é bem bonita, e pode ser usado também para a decoração do ambiente, como a orquídea, por exemplo.
1. Espada de São Jorge
Essa é uma ótima planta para quem está à procura de espécies que tenham uma característica de limpadora de ar. Isso porque ela aproveita a noite para liberar bastante oxigênio.
Ao mesmo tempo em que trabalha para isso, essa planta também cumpre com a missão de absorver elementos que não são tão bons para a saúde, como é o caso do benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno.
Ou seja, sem dúvidas a Espada de São Jorge é uma planta que purifica ar, e você pode ter em casa para ajudar até mesmo a ter mais saúde.