Como poupar dinheiro de forma eficiente em 2023? Veja nossas dicas!

Confira essas dicas para poupar seu dinheiro de forma eficiente em 2023 e poder fazer um uso mais proveitoso da sua renda.


Se está nos seus planos ter dinheiro em 2023, vai precisar conhecer formas eficientes de poupar dinheiro.

Veja também: Aplicativo Caixa Tem: 6 principais funções que o tornam INDISPENSÁVEL

Afinal de contas, embora dinheiro não traga felicidade, é certo que ele pode resolver muitos problemas.

Como poupar dinheiro de forma eficiente em 2023? Veja nossas dicas!
(Imagem: Marcia Beatriz Einsfeld/Creative License Common)

E chega uma hora que você só quer se ver livre de preocupações. Por isso, se vai precisar de dinheiro para ajeitar a sua situação, confira nossas dicas a seguir.

1) Criar um orçamento financeiro

O objetivo do orçamento financeiro é te ajudar a ter um controle sobre seus ganhos e gastos. Ou seja, com ele, você vai poder acompanhar sua vida financeira e se organizar melhor.

Fazer um orçamento de finanças pessoais consiste em anotar todas as despesas e receitas no dia a dia.

Para anotar essas entradas e saídas e entender para onde dinheiro seu dinheiro está indo, você pode contar com alguns aplicativos que sem dúvidas vão revolucionar seu jeito de controlar as contas.

2) Reduzir despesas supérfluas

Uma coisa que atrapalha muita gente na hora de economizar são os gastos desnecessários, que são despesas que você não precisa, mas que acabam consumindo boa parte do seu salário.

Às vezes essas despesas são alguns “luxos” que você pode suspender por um tempo, como delivery de comida, motorista de aplicativo, assinatura em várias plataformas de streaming e assim por diante.

Ao invés de ir por esses caminhos, que normalmente saem mais caro, busque alternativas, como fazer a própria comida, usar o transporte público e assim vai.

3) Trabalhar com objetivo financeiro claro

Mais do que economizar dinheiro, você precisa saber para quê você está poupando. Ter um objetivo claro faz toda diferença, pois você sabe de quanto vai precisar, em quanto tempo.

Se você tiver um valor e um prazo bem definidos, vai ficar mais fácil se organizar e se preparar para alcançar seus objetivos financeiros a longo prazo.

Caso apenas comece a guardar dinheiro, de forma aleatória, a tendência é não conseguir guardar o que vai precisar para atingir algum objetivo ou mesmo guardar demais. E o ideal também não é ter um dinheiro que nunca vai ser usado.

4) Negocie com fornecedores

Se você ainda não parou para refletir sobre o valor que paga para seus fornecedores, pensando se ele é realmente proporcional ao que você consome, então está na hora de analisar a situação.

O serviço de internet, o plano de celular, a linha telefônica e outros serviços que você utilizar são cobrados muitas vezes a mais. Às vezes, você não vai usar todos aqueles dados, assim como não vai consumir crédito à pacote que você paga para usar.

Sendo assim, procure negociar com os fornecedores para pagar apenas pelos serviços que você usa. Verifique se não há pacotes mais em conta, que realmente atendam às suas necessidades e nada além.

5) Priorize despesas fixas

Uma dificuldade que muitos consumidores é colocar em primeiro plano as contas que já têm para pagar. Só que fazer isso é essencial para garantir que não vai ter gastos que ao final do mês podem fazer o salário ser insuficiente.

Comece o mês pagando as contas essenciais, como aluguel, luz, água e alimentação. Quando pagar essas contas básicas, aí você poderá ver outras despesas, já não essenciais.

Fazendo isso, você vai conseguir limitar melhor os seus gastos e não vai precisar se preocupar se depois vai ter dinheiro ou não para quitar o cartão de crédito, por exemplo.

6) Evite compras impulsivas

Esse item faz muito sentido com o que comentamos agora há pouco. Da forma como você puder, evite realizar compras no impulso. Às vezes tem uma coisa que você vê e quer levar para casa.

Mas é uma aquisição sem pé nem cabeça, porque no fim das contas você nunca vai usar. Esse tipo de compra tem que ser evitada a todo custo, independente do preço do produto. O que deve falar mais alto nesse tipo de situação é a razão e não a emoção.

Na hora de ir às compras, seja uma pessoa analítica e priorize as suas necessidades, evitando comprar itens por puro capricho.

7) Busque alternativas acessíveis

Tem gente que gasta rios de dinheiro para comprando os jogos eletrônicos mais caros da loja, com roupas caras e assim por diante. Só que, para quem quer economizar, esse com certeza não é o caminho.

Ao invés disso, você deve sempre buscar alternativas que sejam mais acessíveis e condizentes com a sua realidade financeira. Isso quer dizer que você pode tentar explorar opções de entretenimento gratuito ou de baixo custo, como passeios e esportes ao ar livre,

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.