6 práticas PROIBIDAS no volante se você preza pela sua segurança

Felipe Matozo

21/05/2023

Você preza pela sua segurança no trânsito? Então, você veio ao lugar certo! Afinal, neste texto vamos mostrar algumas práticas proibidas no volante para quem quer chegar ao seu destino com segurança.

Dirigir é uma responsabilidade, e seguir as regras e boas práticas no trânsito é fundamental para proteger a sua vida e a dos outros.

Por isso, vale a pena dar uma olhada nessas dicas exclusivas que podem fazer toda a diferença na estrada. Preparado? Então, vamos em frente!

O celular, seu pior inimigo ao volante!

6 práticas PROIBIDAS no volante se você preza pela sua segurança

Veja práticas proibidas para motoristas que querem chegar ao seu destino com segurança.

Para começar, vale a pena trazer aquele que é um dos maiores causadores de acidentes hoje em dia.

Você já deve ter ouvido falar que usar o celular enquanto dirige é uma prática perigosa, não é mesmo? Pois é, isso é mais do que verdade!

Seja para fazer uma ligação, enviar uma mensagem ou até mesmo checar as redes sociais, mexer no celular enquanto dirige é uma das maiores distrações e um dos principais causadores de acidentes.

Então, lembre-se: mantenha o celular longe das suas mãos e concentre-se na estrada. Nenhuma mensagem é tão urgente que não possa esperar você parar o carro para visualizar e responder.

Distrações tecnológicas: muito além do celular!

Mas não é só o celular que pode causar distrações perigosas no volante. Afinal, existem diversas tecnologias presentes nos veículos modernos que podem desviar sua atenção e comprometer sua segurança.

Desde ajustar o sistema de entretenimento até programar o GPS, essas atividades exigem sua atenção visual e cognitiva. Portanto, evite mexer em dispositivos enquanto dirige e mantenha o foco total na estrada.

Multitarefa ao volante, um erro grave!

Agora, vamos falar sobre multitarefa ao volante. Muitas pessoas têm a tendência de realizar outras atividades enquanto dirigem, como comer, se maquiar ou até mesmo assistir a vídeos. Pois é!

Você quer incluir “bater o carro” na sua lista de tarefas simultâneas? Então não faça isso! Essas práticas são extremamente perigosas e podem levar a acidentes graves.

Lembre-se de que sua atenção deve estar totalmente voltada para a direção. Nada é mais importante do que a sua segurança e a segurança dos outros no trânsito.

Fadiga ao volante: um inimigo silencioso!

A fadiga é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Pois é, dirigir por longos períodos sem descanso adequado pode levar à sonolência e diminuição da atenção.

Sendo assim, faça pausas regulares, descanse o suficiente antes de pegar a estrada e evite dirigir durante períodos em que você normalmente estaria dormindo.

Lembre-se sempre: sua segurança e a segurança dos outros motoristas dependem de você estar alerta ao volante.

Direção agressiva: deixe a pressa de lado!

A pressa e a agressividade no trânsito são práticas extremamente perigosas, e proibidas para quem quer chegar ao seu destino em segurança.

Ficar estressado com o tráfego, buzinar excessivamente, fazer ultrapassagens arriscadas e desrespeitar outros motoristas são comportamentos que colocam em risco a sua segurança e a dos demais.

Por isso, mantenha a calma, dirija com paciência e respeite o espaço e os direitos dos outros no trânsito. Chegar alguns minutos mais tarde não vale o risco de um acidente.

Ignorar as regras de trânsito, uma aposta arriscada!

Você já viu aquelas placas de trânsito com regras e proibições? Elas estão lá por um motivo! Ignorar as regras de trânsito é uma aposta arriscada que pode ter consequências graves.

Ultrapassar o sinal vermelho, não respeitar a preferência de outros motoristas ou não utilizar o cinto de segurança são exemplos de comportamentos perigosos e irresponsáveis. Além disso, lembre-se que dar seta é gratuito e evita acidentes.

Esteja ciente das leis de trânsito e siga-as rigorosamente. Sua segurança e a segurança de todos dependem disso.

Agora que você conhece essas práticas proibidas no volante, é essencial colocar em prática essas dicas para garantir a sua segurança e a segurança dos demais. Com essas atitudes, você estará contribuindo para um trânsito mais seguro. Dirija com consciência e responsabilidade!

Você também pode gostar de ler
Super multa de trânsito realmente existe? Entenda o que diz o CTB

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.